A Harley-Davidson não considera o Salão de Milão (EICMA) sua principal feira de novidades, mas os norte-americanos também fazem questão de marcar presença no evento. A estrela da marca na Itália é a Sport Glide, nova integrante da remodelada família Softail.
Apresentada em agosto, a nova linha Softail chocou os puristas ao revelar um novo chassi e uma nova ciclística, rompendo uma tradição que já durava 25 anos. A Sport Glide é o nono resultado dessa mentalidade mais moderna e menos tradicionalista.
A motocicleta chama atenção pelas linhas básicas e comedidas, onde todos os exageros foram minimizados. Não há grandes guidões, largos pneus ou cromados em excesso. Até os alforjes rígidos laterais (de 25 litros combinados) são surpreendentemente discretos para os padrões de Milwaukee.
O farol é emoldurado por uma pequena capa, que além de emprestar estilo à Sport Glide, também ajuda a desviar o vento do peito do piloto, algo cansativo em viagens longas. Se o proprietário preferir, ela pode ser facilmente removida, assim como os alforjes. A iluminação é toda de LED e o cruise control é de série.
O motor também é recente, o V-Twin “Milwaukee-Eight 107”, com 1745cm³ de deslocamento, capaz de produzir brutais 14.79 kgf.m de torque a apenas 3.000 giros. Se o proprietário preferir, também poderá escolher o ainda mais forte “Milwaukee-Eight 114”, com 1868cc. Versatilidade é a palavra de ordem.
A suspensão conta com garfos invertidos de 43mm com acionamento separado para cada tubo. Atrás, o amortecedor possui regulagens remotas de pré-carga e rebote. As rodas Mantis são de alumínio fundido e montam pneus Michelin Scorcher 31. O disco de freio dianteiro tem 300mm de diâmetro e o traseiro 292mm.
Disponível nas cores preta (Vivid Black), cereja (Twisted Cherry) e prata (Silver Fortune), a Sport Glide começa a ser entregue mundo a fora em janeiro de 2018. O preço anunciado para os Estados Unidos foi de 18.999 dólares, ou pouco mais de R$ 62 mil. Sem frete e impostos, é claro.