A Harley-Davidson apresentou hoje (8) a Fat Boy Gray Ghost, seu quinto e mais recente modelo de edição limitada da coleção “Icons Motorcycles” para comemorar 35 anos da motocicleta imortalizada por Arnold Schwarzenegger em “O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final.”
Introduzida em 1990, a Fat Boy vinha em um tom prata lunar acinzentado chamado Gray Ghost, uma cor que, segundo fontes extra oficiais, fazia referência aos bombardeiros Boeing B-29, aqueles que jogaram as bombas atômicas sobre o Japão em 1945. Aliás, os apelidos dessas bombas, Little Boy e Fat Man teriam também sido a inspiração do nome da motocicleta. A Harley sempre negou tudo…
De qualquer modo, desde 2021, a Harley-Davidson tem uma linha chamada “Icons Motorcycles”, onde celebra o seu próprio passado reeditando clássicos de sua história, com o powertrain moderno do catálogo atual. Uma vez por ano, eles homenageiam um modelo. Em 2024, foi a vez da Hydra Glide Revival, que tem o mesmo esquema de cores da FLH de 1956.
O grande destaque desta Fat Boy é, portanto, o novo acabamento reflexivo, obtido por meio de um processo de pintura chamado “deposição física de vapor” (PVD). Esse processo, usado anteriormente para peças menores, é aplicado no tanque de combustível e no para-lamas, resultando em uma superfície espelhada que é considerada mais durável do que o cromo tradicional.
Além do novo acabamento reluzente, que brilha na luz do sol como se fosse feito de um bloco sólido de alumínio polido, o PVD oferece resistência à corrosão superior à cromagem tradicional. O modelo Gray Ghost ostenta tampas laterais cromadas, quadro com pintura eletrostática a pó prateada e diversos detalhes de estilo que remetem à Fat Boy original de 1990.
Mas o trabalho não foi só estético. A nova motocicleta também vem equipada com o mais potente motor Milwaukee-Eight 117 de 1.923 cm³, gerando 101 cv e brutos 171 Nm de torque máximo. Isso significa um aumento de 7% na potência e um aumento de 3% no torque em relação à Fat Boy modelo 2024 equipada com o motor Milwaukee-Eight 114 convencional.
A suspensão foi recalibrada para melhor conforto ao dirigir, com garfos de válvula dupla de 49 mm na dianteira e amortecedor com ajuste hidráulico de pré-carga sob o assento. As rodas Lakester de alumínio fundido, marca registrada da Fat Boy, são calçadas em pneus Michelin Scorcher 11 (medidas 160/60R18 e 240/40R18) que melhoram a experiência de dirigir.
Em termos de tecnologia, a Gray Ghost reflete as melhorias da Fat Boy 2025, com modos de pilotagem selecionáveis (Road, Rain e Sport) e o pacote de segurança da Harley-Davidson, que trazem recursos como ABS em curvas, monitoramento de pressão dos pneus, controle de tração e controle de deslizamento de torque.
O condutor vai bem serviço de equipamentos, como um visor de instrumentos de cinco polegadas montado no console, com um velocímetro analógico acima de uma tela LCD, iluminação Full LED, uma nova porta de alimentação USB-C (mais rápida que a USB-A anterior) e conectores de engrenagens aquecidos realocados para facilitar o acesso.
Limitada a 1.990 unidades (uma referência ao seu ano de introdução no mercado), a nova Harley-Davidson Fat Boy Gray Ghost vai ser comercializada nos EUA por cerca de US$ 25.000, sem frete e seguro. Na Europa, depois do tarifaço de Donald Trump, que gerou retaliações imediatas da UE, deverá girar em proibitivos 32.000 euros.





