A Harley-Davidson apresentou ontem (26) a Electra Glide Revival, edição limitada da conhecida touring. É o primeiro modelo da série “Icons Collection” de motocicletas inspiradas nas maiores clássicas da história da marca.
Nesse caso, a Harley-Davidson inspirou-se na Electra Glide de 1969, a primera a usar a utilizar a – agora icônica – carenagem dianteira em formato asa de morcego. Também veio daquele modelo a pintura azul “Hi-Fi Blue” e preto Denim com uma listra branca “Birch White” e detalhes cromados nos para-lamas e painéis laterais.
Outros destaques da Revival são o assento para apenas um ocupante em preto e branco com um trilho cromado, montado sobre uma mola helicoidal ajustável e amortecedor, outra referência à Electra Glide de 1969. Rodas raiadas de aço cromado e pneus largos de banda branca completam o visual nostálgico.
“Vivemos em uma época muito dinâmica, cada um de nós experimentando mudanças constantes”, disse Brad Richards, vice-presidente de estilo e design da Harley-Davidson. “O modelo Electra Glide Revival é um oásis nesta turbulência diária, uma forma de se reconectar com o DNA fundamental da Harley-Davidson que criou o Grand American Touring.”
Apesar do visual clássico e passadista, a Electra Glide Revival é apoiada em técnicas de engenharia modernas. O motor, por exemplo, é o recente V-Twin Milwaukee-Eight 114 (1.868 cm³) apresentado em 2016, que entrega 16,3 kgf.m de torque a 3.250 rpm e 93 cv a 5.250 giros.
É um motor sensivelmente melhorado em relação aos antigos Shovelhead que equipava a Electra Glide de 1969. Com oito válvulas, duas velas de ignição e cabeçotes refrigerados a água ou a óleo, o Milwaukee Eight 114 ainda vibra menos graças a diversos coxins e balancins internos. A transmissão de 6 velocidades possui overdrive para reduzir o consumo nas highways da vida.
A ciclística também é moderna. Os garfos de 49 mm com tecnologia de suspensão de válvula de dobra dupla fornecem características de amortecimento linear para um deslocamento suave. Um único botão ajusta hidraulicamente a pré-carga dos amortecedores traseiros.
Atrás da carenagem asa de morcego, o motociclista encontra o sistema de infotainment Boom Box GTS, que oferece tela colorida sensível ao toque, dois auto-falantes montados na carenagem e comandos de voz (quando pareado com um fone de ouvido compatível), além de compatibilidade com o apps Android Auto e Apple CarPlay.
A motocicleta ainda conta com o pacote de ajudas eletrônicas completo, (Harley-Davidson RDRS Safety Enhancements) que inclui ABS em curvas, controle de tração, controle de deslizamento da roda traseira e assistência em subidas (Hill Hold Control).
A produção global da Electra Glide Revival será limitada a uma construção única de 1.500 exemplares serializados que para chegar às concessionárias norte-americanas no final de abril pelo preço sugerido de US$ 29.199. Na Europa o modelo custa em torno dos € 31.000.