Na maior sacudida de sua história recente, a Harley-Davidson divulgou hoje (30) a versão definitiva da LiveWire, a primeira motocicleta elétrica de sua história. Além dela, surgirão, nos próximos anos, modelos de 250cc para mercados emergentes e até bicicletas, resultado de uma nova estratégia comercial que mudará a face da marca.
Revelada há quatro anos, a moto elétrica embarcou em uma turnê mundial através do “Projeto LiveWire”, onde clientes e entusiastas de todo o mundo puderam avaliar e contribuir com sugestões para a primeira motocicleta elétrica da história da Harley-Davidson.
A única foto disponibilizada hoje mostra que poucas mudanças estéticas foram feitas no modelo, que permanece com entre-eixos curto, rodas de liga, pneus esportivos e com uma total ausência de cromados, uma clara tentativa de alcançar um publico mais jovem. Nenhum detalhe técnico foi divulgado, no entanto.
“As ações ousadas que estamos anunciando hoje alavancam as vastas capacidades e o poder de fogo competitivo da Harley-Davidson, nossa excelência no desenvolvimento e fabricação de produtos, o apelo global da marca e, claro, nossa grande rede de concessionárias”, disse Matt Levatich, Presidente e CEO da marca. “Juntamente com nossos leais clientes atuais, lideraremos a próxima revolução da liberdade em duas rodas, para inspirar os futuros pilotos que ainda não pensaram na emoção de pilotar”.
A motocicleta elétrica pretende estar nas concessionárias norte-americanas e europeias antes do final de 2019, com o preço a combinar. E não será a única. Outros modelos menores, mais leves e mais acessíveis devem chegar ao mercado entre 2020 e 2021, indicando que uma nova família elétrica está a caminho.
“Estamos muito animados com a eletricidade. Isto é apenas o começo“, disse Michelle Kumbier, COO da Harley-Davidson. “Fizemos uma turnê mundial com o projeto LiveWire, colocamos milhares de clientes nesses veículos e o feedback foi incrível. As pessoas não tinham ideia de como seria divertido. Teremos modelos de demonstração nos revendedores para que as pessoas possam experimentá-los e, quando isso acontecer elas se apaixonarão por eles”, garante.
Concessionárias mais fortes
Ciente da difícil tarefa que tem pela frente, ainda mais com as novas políticas de importação de Estados Unidos e Europa, a Harley-Davidson também anunciou os planos de uma grande mudança de abordagem ao mercado, que atenderá às necessidades atuais dos clientes através dos seguintes pontos chave:
- Criação de experiências de alto engajamento para os clientes em todos os canais de varejo – incluindo melhorar e expandir os recursos digitais globais da empresa, desenvolvendo a experiência do Harley-Davidson.com para integrar e aprimorar as vendas das concessionárias com clientes novos e existentes.
- Estabelecer alianças estratégicas com fornecedores líderes globais de e-commerce para estender o acesso de um conjunto de milhões de novos clientes potenciais à Harley-Davidson.
- Novos formatos de varejo – incluindo vitrines urbanas menores em todo o mundo, para expor a marca às populações urbanas, impulsionar as vendas do portfólio expandido de produtos Harley-Davidson e ampliar a distribuição internacional de vestuário, além de divulgar, nesses espaços, a linha elétrica.
Produtos diversificados
Também serão desenvolvidos modelos mais acessíveis e de menor cilindrada (250cc a 500cc) para os mercados emergentes asiáticos, através de uma aliança estratégica planejada com um fabricante na Ásia, ainda não revelado. Este novo produto e uma distribuição mais ampla destina-se a impulsionar o crescimento e o acesso de clientes à Harley-Davidson na Índia, atualmente o maior mercado de motos do mundo, além de outros pela Ásia.
A expansão da empresa ainda inclui o lançamento de uma linha de bicicletas elétricas (eBikes) urbanas e leves, projetadas para serem uma introdução à marca Harley-Davidson para não-motociclistas. Destinado ao segmento de mobilidade urbana, elas serão como montainbikes de alta potência com dois modelos inicialmente.
“A Harley-Davidson é icônica porque nunca fica parada”, disse Levatich. “Conforme avançamos, estamos explorando o espírito que impulsionou nossos fundadores em 1903 e todos os funcionários e distribuidores que enfrentaram os desafios ao longo do caminho. Nosso plano irá redefinir os limites existentes da nossa marca, alcançando mais clientes de uma forma que reforce tudo o que defendemos como marca e como empresa. Mal podemos esperar para começar a acelerar”.