A Harley-Davidson apresentou ontem (20) a sua linha completa de modelos para 2020. O grande destaque é uma maior ênfase em dispositivos eletrônicos, como o aplicativo “HD-Connect” e o “Reflex Defensive Rider System” (RDRS).
O catálogo do próximo ano é marcado por idas e vindas. A elétrica LiveWire, como era de se esperar, é a principal novidade, assim como a Low Rider S, que falamos bastante ontem e que estava ausente desde 2016. Também são novos os modelos Road Glide Limited, CVO Tri Glide e uma reestilizada Heritage Classic.
Por outro lado, a marca de Milwaukee tirou pela porta dos fundos os modelos Superlow, 1200 Custom, Forty-Eight Special, Electra Glide Ultra Classic, Ultra Limited Low e CVO Road Glide. Também se foi a Road Glide Ultra, que está sendo oficialmente substituída pela Road Glide Limited.
Em 2020, a LiveWire, assim como toda a linha CVO e alguns outros modelos mais caros virão de série com o sistema Reflex Defensive Rider (RDRS), algo que pode ser traduzido como “Sistema de Pilotagem Defensiva Reflexiva”. Um maneira chique que a Harley-Davidson encontrou para nomear diversos sistemas eletrônicos já existentes em outras marcas.
O RDRS inclui ABS em curvas, Controle de Tração em curvas, Controle de torque, assistente em subidas e monitoramento da pressão dos pneus. Em 2020, o dispositivo estará disponível como opcional para os modelos da linha Touring, exceto a Electra Glide Standard.
O sistema “H-D Connect” permite que os usuários acessem informações importantes através do smartphone, tais como nível de combustível (ou status da bateria no caso da LiveWire), autonomia, pressão dos pneus, modos de pilotagem, hodômetro e estatísticas. O app também pode funcionar como um rastreador, marcando a localização da moto e alertar os proprietários se estiverem sendo mexidas por terceiros.
Harley-Davidson Road Glide Limited
Em 2020, a Road Glide Limited tem a missão de substituir a Road Glide Ultra. O novo modelo, no entanto, tem a mesma proposta, com uma enorme carenagem dianteira que abriga um para-brisa de 13,5 polegadas e o sofisticado sistema de infotainment da marca com sensibilidade ao toque, mesmo de luvas.
A Road Glide Limited é impulsionada pelo motor Milwaukee Eight 114, de refrigeração líquida e duplo comando, capaz de oferecer um torque de 16 kgf.m a apenas 3.000 giros, necessários para movimentar os 406 quilos da motocicleta, que ainda é dois kg mais leve que sua antecessora. O modelo será oferecido em acabamentos escuros e cromados a partir de $ 28.299 dólares.
Harley-Davidson Heritage Classic
A Harley-Davidson disse que a Haritage Classic foi “redesenhada” para 2020, mas aparentemente o que mudou foi apenas o seu acabamento, que trocou o visual escurecido anterior por cromados brilhantes. Os itens reluzentes são o filtro de ar, tampas de motor, aros de roda, garfos, tampas laterais, moldura do farol, do painel, entre outros.
A Heritage Classic é movida pelo motor Milwaukee-Eight 107 sendo mecanicamente idêntica ao modelo 2019. ABS e Cruise Control são dispositivos de série. Os preços partem de $18,999. A Heritage Classic com o visual original completamente preto foi mantida, mas apenas com o propulsor Milwaukee Eight 114 por $20.449.
Harley-Davidson CVO Tri Glide
Em sua linha de veículos personalizados, a Harley-Davidson preferiu retirar de linha a CVO Road Glide e substituí-la pela completamente inédita CVO Tri Glide, já que triciclos de grande desempenho e conforto são muito requisitados entre os amantes do estilo custom.
A Tri Glide vem impulsionada pelo motor mais forte da marca, o Milwuakee Eight 117 (1,920 cm³), capaz de oferecer 17,1 kgf.m de torque a apenas 3.400 rotações. O pacote inclui rodas de alumínio fundido, iluminação completa de LED, assentos e manoplas com aquecimento, ventilador/purificador de ar e um sistema de som completo. Os preços partem de $48,999.