A Harley-Davidson aproveitou o Salão Duas Rodas em São Paulo (SP) para anunciar sua linha 2016. As principais novidades estão nas famílias Sportster, Softail e CVO.
Assim como já havíamos anunciado em primeira mão em agosto, a linha Sportster passa a contar com nova suspensão dianteira, totalmente redesenhada, que possui um conjunto de válvulas e pistões especialmente calibrados com molas progressivas, permitindo controle uniforme por toda faixa de compressão e expansão da suspensão.
Os amortecedores traseiros também são novos. Agora pressurizados com nitrogênio, que diminui a possibilidade de ocorrer aeração, trazem uma válvula interna com pistão de 36 mm. Tudo isso, aliado ao óleo de alta performance, que permite melhor controle de compressão e retorno da mola, faz com que as motos reajam mais rápido a imperfeições do solo.
Outra novidade é a possibilidade de ajuste da pré-carga, que pode ser feita de maneira muito simples. Todas as motos Sportster da linha 2016 vêm com uma ferramenta específica para realizar o ajuste, localizada embaixo do banco. Desta forma, o piloto pode escolher o melhor ajuste, dependendo do peso sobre a moto e da condição das vias que pretende encontrar.
Para completar a lista de melhorias, o banco de todos os modelos da família foi redesenhado de maneira mais ergonômica e com mais densidade de espuma, o que proporciona mais conforto ao piloto especialmente em trajetos mais longos.
Nova Iron 883
Além das melhorias na suspensão, nos amortecedores e bancos, a Iron 883 tem como destaques o novo grafismo para a pintura do tanque, com uma águia (que simboliza a honra americana), e novas peças em preto fosco, como a tampa do filtro de ar reestilizada, as ponteiras e protetores de escape, além do protetor de correia. Esses itens agora apresentam acabamento no estilo bullet hole, que remete à herança militar da marca. Outra característica marcante do visual fica por conta do guidão estilo drag bar.
Além disso, para proporcionar ainda mais performance ao modelo foram introduzidas novas rodas de alumínio, que reduziram o peso da moto em cerca de 3,5 kg, melhorando sua agilidade e ciclística, especialmente no circuito urbano. Essa moto é equipada com o motor Evolution de 883cm³ acoplado a um câmbio de cinco marchas. As novas cores e grafismos para 2016 são: Charcoal Denim, Black Denim, e Olive Gold, com uma águia pintada no tanque, e Hard Candy Custom Gold Flake, com detalhes em chamas nos para-lamas.
Nova Forty-Eight
O modelo, que recebeu as mesmas melhorias de conforto, suspensão e amortecedores, possui um corpulento pneu dianteiro de 130 mm que é ressaltado pelo pequeno para-lama que o envolve, e sustentado por garfos robustos, forjados em alumínio de 49 mm, 10 mm a mais que a versão anterior. Aliado a isso, a perfeita combinação de cores, entre preto brilhante, fosco e cromados, e o tradicional tanque de combustível “Peanut”, estampado pelo logo da marca em alto relevo, criam uma identidade única para este modelo.
O novo grafismo do tanque, aliás, é outro diferencial, já que possui listras horizontais que revivem o estilo dos anos 1970, que está reaparecendo hoje em motos customizadas. Essas linhas são repetidas em toda a motocicleta, como na ponteira do escapamento, banco e protetor de correia. As novas rodas em alumínio, mais leves que as anteriores, possuem nove raios e um acabamento preto sólido com destaques usinados. A nova Forty-Eight 2016 poderá ser encontrada nas cores Vivid Black, Velocity Red Sunglo, Olive Gold e Hardy Candy Custom Gold Flake.
Completam o lineup da família Sportster a 1200 Custom CA, disponível nas cores Amber Whiskey e Vivid Black, e que tem estilo urbano e esportivo, comandos de montagem central, rodas pretas e guidão drag bar, e a 1200 Custom CB, nas cores Black Denim e Charcoal Pearl, que possui estilo clássico, rodas raiadas e guidão mini apehanger. Ambas receberam as mesmas melhorias em termos de suspensão, amortecedores e conforto dos bancos.
Família Softail
Outra grande novidade para a linha 2016, e também atendendo aos anseios dos clientes da marca, é o fato de todos os modelos da família Softail passarem a ser equipados com o motor Twin Cam 103 High Output de 1.700 cm3, que traz o sistema de admissão e fluxo de ar herdado do “Projeto Rushmore”, antes disponível apenas nos modelos Touring. O novo motor entrega mais torque e até 10% a mais de potência em relação aos modelos 2015, dependendo da motocicleta. Todas as motos da família também são equipadas com transmissão de seis velocidades Six-Speed Cruise Drive e sistema de freios ABS.
“A partir de 2016 nossa família Softail passa a ser equipada com a mesma motorização dos Estados Unidos. Isso demonstra a importância do nosso mercado para a corporação, oferecendo o que temos de melhor aos nossos consumidores”, destaca Flávio Villaça, diretor comercial da Harley-Davidson do Brasil
Além da nova motorização, os modelos Softail Deluxe e Heritage Softail Classic passam a contar com controle de velocidade de cruzeiro de série. Os demais modelos da família agora podem ter o dispositivo instalado como acessório genuíno, em qualquer concessionária da marca.
Exclusividade disponível no Brasil: CVO
Fabricadas a partir de processos artesanais e com pintura customizada, a linha CVO (Custom Vehicle Operations) oferece em 2016 as mesmas motos que foram destaque em 2015. São elas: CVO Street Glide e CVO Limited, ambas montadas na fábrica de Manaus (AM).
Como novidades para 2016, os modelos trazem sistema de alarme e travamento das bolsas integrado à chave em uma única peça, sistema de monitoramento da pressão dos pneus – com esta informação indicada continuamente no painel da moto – e alerta no caso de nível baixo, além de setas sinalizadoras em LED com maior durabilidade e melhor visibilidade.
Esses modelos também carregam todas as melhorias do Projeto Rushmore, como freios “Reflex” com ABS conectado eletronicamente, faróis de LED “Daymaker”, sistema de informações e entretenimento “Boom Box” de 6,5 polegadas, com tela colorida de alta resolução sensível ao toque, GPS integrado com conectividade Bluetooth e USB, além de carenagem “BatWing” com entrada de ar que diminui a turbulência.
A CVO Street Glide conta com sistema de áudio “Boom Box” de qualidade única que gera 600 watts de potência, por meio de quatro alto-falantes dianteiros e dois traseiros. Essa bagger ainda conta com detalhes únicos, como a logomarca CVO iluminada no tanque de combustível, roda cromada de cinco raios, saddlebaggs rígidos alongados e acessórios da linha Airflow Collection. A nova cor disponível para 2016 é a Atomic Red/Candy Apple Flames (Gray Granite Engine).
A Harley-Davidson CVO Limited 2016 é o modelo mais completo em linha. Ela traz acessórios da coleção Slipstream como item de série e iluminação LED para o Tour-Pak e saddlebags, novo banco ainda mais confortável com melhorias na densidade da espuma, e o mesmo sistema de áudio Boom Box. O modelo estará disponível na nova cor Palladium Silver/Phantom Blue.
Ambos os modelos possuem o motor Twin Cam 110 High Output Twin Cooled, com filtro de ar da linha Screamin’ Eagle, que melhora ainda mais a performance do propulsor de 1.800 cm³, o maior em produção. As motocicletas da linha 2016 estarão disponíveis para compra a partir de janeiro do próximo ano em todas as 19 concessionárias da Harley-Davidson no Brasil.