A Harley-Davidson está apresentando, essa semana, mais uma edição especial limitada em comemoração a seus 120 anos de existência. Trata-se da Electra Glide Highway King, praticamente uma réplica do mesmo ano/modelo 1968.
Desde que criou a linha “Icons Motorcycle Collection”, a Harley-Davidson apresenta, uma vez por ano, uma edição limitada em homenagem a um clássico de sua história. Em 2021, foi a vez da Electra Glide Revival, de 1969 e, no ano passado, a Low Rider El Diablo, que emula a FXRT de 1983.
O modelo original para a Highway King é a Harley-Davidson FLH Electra Glide de 1968. Esta reedição é visualmente idêntica, com rodas raiadas, pneus com faixa branca e um banco para apenas um ocupante com molas. São duas opções de cores: “Hi-Fi Orange” e “Hi-Fi Magenta”.
A parte mecânica, no entanto, é atual, ou seja, motor Milwaukee-Eight 114 (1868cc) que entrega estimados 94 cv a 5.250 rpm e 158 Nm de torque máximo. A transmissão manual de seis velocidades aciona a roda traseira através de uma correia dentada.
O chassi é o quadro touring sustentado por amortecedores duplos com ajuste remoto de pré-carga, dispensando ferramentas. Os garfos telescópicos de 49 mm possuem tecnologia “Dual-Bending-Valve-Technology” para melhorar o amortecimento.
Como toda Electra Glide, a Highway King parece pesada e realmente é: incríveis 385 quilos com o tanque de combustível que comporta 23 litros totalmente cheio. Uma característica especial é o sistema de escape Screamin’ Eagle com 2 tubos longos sob as malas laterais.
Outras diferenças em relação à Electra Glide de 1968 é a eletrônica, já que a reedição conta com ABS, controle de deslizamento otimizado para ângulos de inclinação, assim como o controle de cruzeiro. Mas, em vez de LEDs, todos os faróis aqui usam halogênio, em conformidade com a aparência retrô.
Apenas 1.750 unidades numeradas serão distribuídas para fãs e colecionadores em todo o mundo, 1.000 em “Hi-Fi Orange” e 750 em “Hi-Fi Magenta”. O preço anunciado no mercado norte-americano é de US$ 26.999 (R$ 135.900 em uma conversão simples). É possível que algumas venham ao Brasil.