A Harley-Davidson apresentou hoje (7) dois novos modelos CVO impulsionados por um novo motor, o Milwaukee Eight de 121 polegadas (1.997 cm³). Esse propulsor rugirá nos modelos Street Glide e Road Glide, topos da linha.
Dito para aumentar a potência e o torque em relação ao Milwaukee Eight 117 anterior, o novo motor, com 4 válvulas de comando variável, produz 115 cv a 5.000 rpm e 18,6 kgf.m a meros 3.500 rpm. Ele chega para fazer frente ao motor Indian “Power Plus” de 1.769 cm³.
Esse motor possui um novo sistema de arrefecimento a líquido em que uma bomba elétrica circula o refrigerante, primeiro para o cabeçote do cilindro traseiro, mais quente, depois para o do cilindro dianteiro antes de ir para um novo radiador com ventilador termostático na dianteira.
Inteligentemente, o fluxo de ar desse ventilador é direcionado para baixo da motocicleta para maior conforto dos ocupantes. Além disso, as cabeças dos cilindros apresentam uma câmara de combustão remodelada que aceleram a combustão para melhorar o desempenho e a economia de combustível.
Com uma taxa de compressão aumentada de 10,2:1 para 11,4:1, o motor tem também uma nova caixa de ar com um volume 50% maior que o Milwaukee Eight 117, eles afirmam. Para completar, um escapamento com um silenciador de diâmetro maior deixou o ronco mais encorpado.
No mais, as motocicletas são as Street Glide e Road Glide habituais, ou seja, grandes e desengonçadas no perímetro urbano, mas com conforto de sobra em uma autoestrada. Elas contam com pinças de freio Brembo de quatro pistões na dianteira e suspensões Showa completamente reguláveis.
Como sempre, a parte eletrônica é um show a parte, com quatro modos de pilotagem (Road, Sport, Rain e Custom) selecionados em uma tela TFT de tamanho maior. ABS em curvas, controle de tração, controle de deslizamento da roda traseira e sensor da pressão dos pneus também são de série.
Embora semelhantes em design, o grupo óptico dianteiro recebeu otimizações para desviar o vento dos passageiros. A Street mantém seu formato “T” mais esguio, enquanto a Road Glide tem um desenho mais bulboso, com os indicadores agora integrados nas partes externas das luzes da carenagem.
Os modelos serão oferecida nos mercados americano e europeu a partir das próximas semanas em duas opções de cores, Dark Platinum e Whiskey Neat. Como o Brasil é o HUB da Harley-Davidson na América do Sul, é bastante provável que elas cheguem por aqui no ano que vem.