Lembram-se quando a Harley-Davidson disse que iria apresentar cem novos modelos nos próximos dez anos? Hoje mais um foi revelado, a inteiramente inédita FXDR 114. Com zero cromados, uso de alumínio e o motor mais potente disponível, a motocicleta é anunciada como uma drag bike combinada com um jato de combate.
O motor é o ainda recente Milwaukee Eight 114, apresentado em 2016 e capaz de produzir colossais 17 kgf.m de torque a apenas 3.500 rotações. Mas, para oxigená-lo ainda melhor, uma nova entrada de ar dianteira foi desenvolvida, assim como o filtro de ar, que é feito de um novo material sintético que não requer lubrificação.
O escape, no esquema “2×1” foi projetado para produzir um estrondo gutural. A marca de Milwaukee também oferece como opcional uma ponteira “slip-on Screamin ’Eagle Titanium Performance” para produzir uma nota ainda mais agressiva enquanto pesa 50% menos que o silenciador standard.
Mas é na ciclística que a Harley-Davidson reservou novidades mais interessantes. Fazendo uso de vários componentes de alumínio e compostos, a redução de peso foi uma prioridade. O braço oscilante, por exemplo, pesa apenas 6,25 quilos, enquanto o da linha Softail pesa 10,8 kg.
O subquadro traseiro também é feito de alumínio, assim como as rodas de 19 e 18 polegadas respectivamente, enquanto que a rabeta é de um material composto, reduzindo ainda mais o peso em sete libras comparando-se com a linha Softail, que utiliza ligas de aço. No total a FXDR 114 reivindica um peso a seco de 289 kg.
As bengalas dianteiras de 43mm são completamente reguláveis, assim como o amortecedor traseiro, ajustável na pré-carga. Os discos de freio dianteiros possuem 300mm de diâmetro mordidos por pinças de quatro pistões. O ABS é padrão e os pneus esportivos. Graças à essas evoluções, a FXDR 114 possui um maior ângulo de inclinação tornando-a mais ágil do que qualquer outra Softail.
Outros componentes modernos estão presentes, como painel digital e iluminação inteiramente composta por LEDs, como o farol emoldurado por uma capa protetora. Outra pequena carenagem cobre a frente do quadro e o radiador de óleo. O tanque de combustível de 16,6 litros, com um perfil mais longo que flui em direção ao assento é exclusivo, assim como a com uma cauda que esconde um pequeno compartimento de armazenamento.
“A FXDR 114 expressa seu potencial de desempenho e destaca os recursos técnicos que a diferenciam do resto da linha Softail”, disse Brad Richards, vice-presidente de Estilo e Design da Harley-Davidson. “A influência das drag-bikes é forte, mas nos certificamos de que elementos puramente técnicos como o braço oscilante de alumínio, instrumentação digital totalmente integrada aos controles do piloto e ajuste de suspensão também sejam destacados e ajudem a definir a missão desta moto, que é pura performance, não apenas força em linha reta“, garante.
A Harley-Davidson FXDR 114 será oferecida nos Estados Unidos em seis opções de cores: Vivid Black, Black Denim, Denim Gray Industrial, Wicked Red Denim, Bonneville Salt Denim e Rawhide denim. O preço começa em US$ 21.349 (R$ 86.890) para a Vivid Black e sobe para US$ 21.749 (R$ 88.518) para as outras cores.