Dando continuidade às revelações sísmicas anunciadas hoje (30), a Harley-Davidson apresentou as primeiras imagens da Streetfighter 975, a primeira hypernaked de sua história, que compartilha a mesma plataforma com outro modelo inédito, a Custom 1250.
Isso foi possível graças ao desenvolvimento de um novo motor V-Twin refrigerado a água modular, ou seja, capaz de ser adaptado em uma ampla variedade de modelos diferentes, com cilindradas que variam de 500cc a 1250cc.
A exemplo do que já havia feito no ano passado com a linha Softail, a empresa criou um novo chassi e braço oscilante que serão compartilhados entre várias motos, garantindo a sua entrada em segmentos de mercado até então inéditos, ao mesmo tempo em que mantém os custos baixos.
Este é o caso da Streetfighter 975. Com linhas curtas e sóbrias, nenhum cromado, rodas de liga, pneus Michelin esportivos e aspecto musculoso, o modelo promete roubar adeptos de uma ampla variedade de consumidores, desde fãs da Ducati Monster até a britânica Speed Triple 1050.
Eles não revelaram maiores detalhes, mas na única foto disponibilizada podemos notar que a Streetfighter 975 possui pinças de freio Brembo, bengalas dianteiras invertidas Showa com regulagens e uma sedutora ponteira de escapamento, provavelmente de carbono ou titânio. A inspiração parece ter sido a finada V-Rod, mas em um formato mais jovial e atlético.
A Custom 1200 é bem mais convencional e fiel ao estilo Harley-Davidson de fazer motos, ou seja, assento baixo, entre-eixos longo, pneus gorduchos e pedaleiras avançadas. No entanto, mesmo nesse modelo podemos notar um distanciamento com o tradicional, já que dispensa cromados e ostenta vislumbres de modernidade, como o farol de LED.
Fazia tempo quem a Harley-Davidson não apresentava tantas novidades reais de uma só vez. Além destas, os norte-americanos revelaram hoje a Pan America 1250, a primeira big trail de sua história e as linhas definitivas de sua primeira motocicleta elétrica. Essas e outras 18 motocicletas estarão no mercado até 2020.
Com suas vendas em declínio e a produção dificultada graças às novas tarifas de importação norte-americanas e a subsequente retaliação da União Europeia, a Harley-Davidson está tentando se reinventar. No ano passado, o CEO da marca Matt Levatich, garantiu que 100 novos modelos serão lançados nos próximos dez anos trazendo 2 milhões de novos motociclistas para as concessionárias da marca.