A Harley-Davidson está apresentando hoje (23) o “Screamin’ Eagle 131 Crate”, seu novo motor, que pode ser colocado na linha Touring de 2017 em diante. Com 121 cv e 18,1 kgf.m de torque, esse é o maior e mais potente V-Twin já fabricado pela marca de norte-americana.
O motor possui um deslocamento volumétrico de 2.147 cm³ e pode ser encomendado com formas de refrigeração a ar ou óleo. Com uma taxa de compressão de 10.7:1 e injetores de combustível de alto fluxo, a fera é alimentada a uma vazão de 5,5 gramas por segundo.
O curso dos pistões é 4,5 polegadas, o mesmo do motor Milwaukee Eight 114, mas o novo diâmetro dos cilindros em 4,31 polegadas, corpo do acelerador de 64 mm e comando de válvulas mais bravo ajudaram a elevar os números de desempenho algo que, de acordo com a Harley-Davidson, os clientes vinham pedindo.
“Nossos motociclistas que procuram adrenalina pediram potência e torque emocionantes com confiabilidade”, disse o gerente de produto da Harley-Davidson, James Crean. “O Screamin ‘Eagle 131 Crate Engine oferece exatamente isso“, garante.
Em dois tipos de acabamento (preto fosco ou cromado), o Screamin’ Eagle Milwaukee Eight 131 pode ser aparafusado em qualquer Harley-Davidson da linha Touring de 2017 em diante que possua o motor Milwaukee Eight. A empresa ainda oferece kits para aprimorar o desempenho, como escapamentos Street Cannon.
Eles estão pedindo US$ 6.195 para o motor refrigerado a óleo e US$ 6.395 para a versão de refrigeração dupla. Ambos vem com a garantia de 12 ou 24 meses. Curiosamente, o propulsor não atende aos padrões de ruído e emissões da Califórnia e não deve ser comercializado por lá.
O novo motor da Harley-Davidson parece ser uma resposta para a Indian, que em outubro do ano passado apresentou o PowerPlus, V-Twin com 1.769 cm³, que também alega ser o mais poderoso produzido pela marca, com 122 cv e 18,15 kgf.m de torque.