A Harley-Davidson anunciou hoje (27) mais detalhes do plano de contingência “The Rewire”, que visa estancar as perdas econômicas sofridas nos últimos anos. Eles anunciaram a saída de 39 países incluindo a Índia. Aparentemente o Brasil não está incluído.
Introduzido do primeiro semestre, o The Rewire foca-se em cinco pontos principais: reduzir a complexidade e aumentar a velocidade da produção; proteger o valor da empresa; redefinir os negócios globais e concentrar-se nos mercados de alta prioridade; refinar a linha e lançar produtos de alto impacto; expandir o foco além das motocicletas.
O ponto que mais nos interessa, claro, é quais mercados de alta prioridade são esses. Eles não foram específicos, mas acordo com a imagem disponibilizada no informativo são 36 países, a maioria concentrados na América do Norte, Europa e Oceania. Na América do Sul, todos os países aparecem em cinza, com exceção do Brasil, o que dá a entender que estamos incluídos.
Por outro lado, a Harley-Davidson está oficialmente se retirando de 39 países, o mais notável, a Índia. O país que mais produz motos no mundo (cerca de 20 milhões anuais) terá apenas modelos importados e distribuídos pela Hero Motor Corp, através de uma parceria anunciada oficialmente hoje (27). Outros 17 mercados terão que fazer uma transição para modelos de distribuição mais econômicos, o que pode ser o caso de Argentina e Chile.
O The Rewire ainda detalha que a linha será reduzida em 30%, acessórios com baixa aceitação serão eliminados, será feita a apresentação de um novo modelo a cada trimestre, novas campanhas de marketing introduzidas, participação minoritária na marca “Serial 1” de eBikes e a confirmação do lançamento da Pan America 1250 em 2021, quando entra em ação outro plano, o “The Hardwire” que segue até 2025.
Além disso, a Harley-Davidson publicou um balanço comercial atualizado. A vendas estão 18% abaixo do ano passado, mas a queda no terceiro trimestre é de apenas 8%. No segundo trimestre havia sido de de 27%. As receitas diminuíram em todos os segmentos, com exceção de Peças e Acessórios, onde foi relatado um aumento de 3%.
“Fizemos um progresso significativo em cada elemento principal do The Rewire e acreditamos que as mudanças positivas que fizemos definirão nosso rumo para um futuro vencedor”, disse Jochen Zeitz, CEO da Harley-Davidson. “Embarcamos em nossa jornada para nos tornarmos uma empresa de alto desempenho, onde a estrutura corporativa, os princípios de liderança e nossa cultura estão todos alinhados. A plataforma que criamos apoiará o trabalho que temos pela frente, enquanto continuamos a desenvolver nossa nova estratégia Hardwire para os próximos cinco anos“, completou.