A Harley-Davidson divulgou ontem (28) os resultados comerciais do primeiro trimestre de 2020. Além disso, a marca de Milwaukee anunciou ações para lidar com o impacto da COVID-19 e esboçou um novo plano estratégico para o futuro.
Foi um primeiro trimestre difícil para a Harley-Davidson e não apenas por causa do Coronavírus. Além das saídas do CEO Michael Levatich e da diretora de operações Michelle Kumbier, a lendária marca norte-americana também entrou em atritos com os acionistas minoritários da Impala Asset Management.
Foram 40.439 motocicletas vendidas no primeiro trimestre, uma queda de 17,7% em relação às 49.151 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado. As vendas internacionais tiveram um aumento de 20,7%, enquanto que nos EUA (ainda o maior mercado da Harley) os negócios caíram 15,5%.
Segundo a Harley-Davidson, as vendas no varejo dos EUA tinham subido 6,6% até meados de março quando a pandemia do Coronavírus realmente começou a impactar o mercado norte-americano e praticamente todo o ocidente.
A receita caiu de todos os segmentos, incluindo as vendas de motocicletas (-6,8%), resultando em um lucro operacional de US$ 84,6 milhões (-22,0%). O braço financeiro, Harley-Davidson Financial Services também foi atingido, com uma queda de -60,9%, apesar de um aumento de 5,1% na receita, devido a um “aumento na provisão para perdas com empréstimos relacionados ao impacto da COVID-19”.
Medidas para lidar com a pandemia
A Harley-Davidson delineou medidas para lidar com o impacto da pandemia e se preparar para a recuperação. As medidas envolvem redução de gastos de capital (incluindo um congelamento de contratações, bônus e reduções temporárias de salário), retomada no lançamento de novos produtos, manutenção de liquidez, revendedores de suporte e novas medidas para proteger a segurança e a saúde dos trabalhadores.
Com a produção de suas fábricas interrompidas desde 18 de março, após um de seus funcionários testar positivo para Covid-19, a Harley-Davidson diz que reiniciou algumas manufaturas e facilitará gradualmente as restrições de trabalho em casa no momento apropriado.
Sai o “More Roads” e entra o “The Rewire”, um novo plano estratégico
A Harley-Davidson também anunciou um novo plano estratégico de cinco anos, chamado “The Rewire”, que modifica o polêmico “More Roads” anunciado em agosto de 2018. O novo plano ainda será desenvolvido será divulgado nos próximos meses, mas os objetivos gerais parecem estar se concentrando nos pontos fortes da empresa e priorizando seus mercados mais garantidos.
Tudo indica que a marca de Milwaukee voltará as atenções à seus principais segmentos, ou seja, as custons e cruisers. Contudo, eles afirmam permanecer comprometidos com o lançamento da Pan America 1250 e Bronx 950, enquanto que a Livewire continuará sendo promovida, já que foi gasto uma quantia considerável em desenvolvimento e marketing com seu lançamento.
O que parece menos menos sólido é o destino da próxima linha de produtos futuros da Harley-Davidson, o que inclui o modelos elétricos menores, bicicletas elétricas e os novos modelos personalizados de refrigeração líquida.