A Harley-Davidson anunciou hoje (1º) uma nova parceria estratégica com a Alta Motors, marca de motocicletas elétricas da Califórnia. As duas empresas pretendem trocar informações técnicas e lançar dois modelos em colaboração.
O acordo envolve, é claro, benefícios para as duas partes. Para a Harley-Davidson significa ter acesso à melhor tecnologia disponível em veículos elétricos, além de ter uma parceria no desenvolvimento de seus próprios sistemas, já que o plano é de lançar um modelo sem combustíveis fósseis até o final do próximo ano.
“No início deste ano, como parte de nossa estratégia de 10 anos, reiteramos nosso compromisso de construir a próxima geração de pilotos Harley-Davidson, em parte, investindo agressivamente em tecnologia de veículos elétricos“, disse Matt Levatich, Presidente e CEO da Harley-Davidson. “A Alta Motors demonstrou inovação e experiência e seus objetivos alinham-se de perto com os nossos. Cada um de nós tem pontos fortes e capacidades que serão mutuamente benéficas enquanto trabalhamos juntos para desenvolver motocicletas elétricas de ponta“.
Para a Alta Motors, o acordo também tem grande valia. A pequena construtora investe em drivetrains elétricos desde 2010 se tornando em uma pioneira do gênero. Com a Harley-Davidson terá a oportunidade de ficar mais conhecida, além de dispor de poder de compra com fornecedores de peças, acesso a uma rede mundial de revendedores e credibilidade instantânea.
“Os pilotos estão apenas começando a entender os benefícios da propulsão elétrica hoje, e nossa tecnologia continua progredindo“, disse Marc Fenigstein, Diretor e co-fundador da Alta Motors. “Nós acreditamos que as motocicletas elétricas são o futuro e que as empresas americanas têm a oportunidade de liderar esse futuro. É incrivelmente excitante que a Harley-Davidson, sinônimo de liderança de moto, compartilhe essa visão e estamos entusiasmados em colaborar com eles”.
Com esse anuncio a Harley-Davidson deixa clara qual é sua estratégia para os próximos anos. Tendo visto sua participação no mercado mundial diminuir (em parte devido ao envelhecimento de seu público habitual), a marca de Milwaukee parece estar apostando todas as suas fichas em um futuro elétrico para conquistar uma nova geração de motociclistas.
“Nós acreditamos que os veículos elétricos são para onde a mobilidade global está se dirigindo e é um grande atrativo para os motociclistas atuais, bem como uma oportunidade de trazer novos para o segmento“, acrescentou Levatich. “Pretendemos ser o líder mundial de motocicletas elétricas e, ao mesmo tempo, permanecer fiel às nossas raízes no petróleo continuando a produzir um amplo portfólio de motocicletas que atraiam todos os tipos de motociclistas ao redor do mundo“.
Além da primeira motocicleta elétrica (programada para chegar até o final de 2019), a Harley-Davidson pretende lançar nada menos do que 100 novos modelos nos próximos dez anos. A expectativa é de que a marca apresente outros veículos movidos à eletricidade, bem com adentrar em segmentos nas quais não participa.