Corroborando o seu compromisso de permanecer no Brasil, a Harley-Davidson anunciou oficialmente hoje (17) a nomeação de John Klein como novo gerente geral na América Latina, cargo que já vinha ocupando desde o segundo semestre de 2020.
Com formação em Administração de Empresas e Marketing, Klein foi o responsável por desenvolver o projeto da “Harley-Davidson Financial Services” na América Latina, que se tornou a plataforma de financiamento para as motocicletas na região.
“Estou entusiasmado por aceitar este cargo depois de uma carreira longa e frutífera na Harley-Davidson“, disse Klein. “No ano passado, concluímos o processo de mudanças na rede de concessionárias para proporcionar uma experiência aprimorada e integrada ao cliente brasileiro e continuamos contando com nossa operação em Manaus (AM) para implementar nossa Visão para construir nosso legado e liderar nossa indústria por meio da inovação, evolução e emoção”.
Com uma queda de 17% nas vendas globais em 2020, a Harley-Davidson anunciou mudanças drásticas com o seu mais novo plano estratégico “The Rewire“. Os norte-americanos estão saindo de 39 países, inclusive o poderoso mercado indiano.
A situação na América Latina é particularmente alarmante, com um declínio de 38% observado em 2020. O Brasil, no entanto parece ter sido o escolhido para manter presença da marca na região, abastecendo os mercados vizinhos, como o argentino, chileno e uruguaio.
Klein não é o único remanejamento de pessoal feito pela Harley-Davidson nos últimos meses. Eles também anunciaram hoje a chegada de Edel O’Sullivan para substituir Larry Hund no cargo de diretor comercial (CCO) na empresa.
Com isso, o CEO Jochen Zeitz mais uma vez opta por uma mulher relativamente jovem, de fora da indústria automotiva e com experiência em marcas de varejo completamente diferentes, o mesmo caso da nova CFO Gina Goetter, na missão de tornar a marca lucrativa novamente.