A Harley-Davidson enviou um comunicado de imprensa essa semana afirmando que a Pan America 1250 Special é atualmente a motocicleta adventure mais vendida não só nos EUA, como na América do Norte. Entretanto, a declaração não vem acompanhada de números e você tem que acreditar na palavra da marca.
Apresentada oficialmente no início do ano, a Pan America 1250 é considerada um dos pilares da Harley-Davidson em seu plano de recuperação financeira e expansão cautelosa para outros segmentos, como o das Big Trail, hoje dominado por BMW R1250GS, KTM 1290 Super Adventure e Ducati Multistrada.
Esta não é a primeira vez que a Harley-Davidson faz tal afirmação. Em 21 de julho, o CEO da marca, Jochen Zeitz já dizia que a Pan America era “o modelo de turismo adventure número um em vendas nos EUA nos meses de maio e junho” durante uma teleconferência interna da marca.
O comunicado de imprensa dessa semana sugere que as vendas da Pan America Special em julho e agosto continuaram esse ímpeto, com Zeitz alegando ter vendido toda a produção de 2021, o que deixa a motocicleta momentaneamente fora de estoque. Mas isso é verdade?
Nos Estados Unidos, o órgão responsável por contabilizar as vendas de motocicletas é o Motorcycle Industry Council (MIC), uma associação comercial nacional sem fins lucrativos que representa fabricantes, varejistas, distribuidores e outras empresas relacionadas aos esportes motorizados.
Lá, no entanto, embora divulguem periodicamente alguns números gerais de vendas do setor, o MIC mantém os dados mais específicos de cada fabricante associado em segredo, ao contrário do Brasil, em que os dados ficam disponíveis para consulta livremente.
Os norte-americanos do site Motorcycle.com analisaram os dados disponíveis em outros órgãos, como a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). A entidade relata que a a Harley-Davidson despachou 4.048 modelos adventure no segundo trimestre. O número reflete as remessas mundiais, mas provavelmente a maioria delas foi para os EUA e Canadá mesmo, os primeiros a receber a moto.
Outra fonte de comparação são os Recall realizados no período. Por exemplo, um chamamento da BMW em 13 de agosto para pinças de freio com vazamento cobriu 2.681 unidades da R1250GS produzidas de 19 de setembro de 2018 a 13 de março de 2020, ou seja, um período de 18 meses. O recall também incluiu 3.262 unidades da versão Adventure, produzidas em um período de 16 meses.
Um recall da KTM para uma mola de retorno do freio dianteiro cobriu 3.707 unidades da 790 Adventure, incluindo o modelo básico e as versões R e R Rally produzidas de 14 de fevereiro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020. Em comparação com esses dados, os números de vendas da Pan America em dois meses parecem bastante fortes.
Outro indício de que a Harley não de brincadeira é uma matéria do Business Journal no início de junho, que reportava vendas instantâneas da Pan America em muitas concessionárias norte-americanas, algumas inclusive, com fila de espera e exigência de depósitos bancários adiantados.
Há alguns asteriscos, no entanto. As fabricantes costumam fracionar suas vendas de modelos em pequenos segmentos. No caso da Harley-Davidson, normalmente eles consideram apenas motocicletas com cilindradas superiores a 600cc. Ou seja, BMW G310GS, Kawasaki Versys X-300 e KTM 390 Adventure podem não estar nessa conta.
Mas, qualquer marca que pudesse ter vendido mais motocicletas do que a Pan America Special também seria um membro do MIC com acesso a esses números. Se a motocicleta não fosse a mais vendida, o verdadeiro fabricante poderia facilmente reclamar. Certamente a Harley-Davidson não faria uma afirmação tão ousada a menos que houvesse pelo menos algum elemento de verdade nisso.