A Harley-Davidson realmente está engajada em construir motos elétricas. Para isso, a marca de Milwaukee anunciou o lançamento de um novo Centro de Pesquisa e Design voltado unicamente para esse tipo de veículo no conhecido Vale do Silício, na Califórnia.
A região na baía de São Francisco é conhecida como o berço da informática moderna, fomentando o aparecimento de centenas de empresas lendárias do segmento, entre elas a Microsoft e a Apple. Também tem sido próspera em outras áreas recentes da tecnologia, entre elas os veículos elétricos.
“Recentemente, compartilhamos com o mundo nossos planos acelerados de construir a próxima geração de motociclistas da Harley-Davidson globalmente”, disse Matt Levatich, presidente e CEO da Harley-Davidson. “Esta nova instalação de P&D no coração do Vale do Silício nos ajudará a cumprir esses planos e demonstrar nosso compromisso de liderar a eletrificação da categoria“.
O que se espera a princípio é que a nova unidade se concentre em pesquisa e desenvolvimento de baterias mais duráveis e com recargas mais rápidas, o grande “calcanhar de aquiles” dos veículos elétricos. Futuramente, eles também esperam expandir o foco em “tecnologias avançadas que alavancam exclusivamente os ricos talentos do Vale do Silício”.
A revelação, feita durante as comemorações dos 115 anos da Harley-Davidson nessa semana, coincide com o recente anúncio de empregos promovidos pela marca e também com a dissociação com a Alta Motors, marca de motocicletas Off-Road elétricas baseada justamente no Vale do Silício. Indicativos claros que Milwaukee decidiu se concentrar por conta própria.
Ainda na semana passada, a Harley-Davidson também revelou a primeira galeria de imagens da LiveWire, a primeira motocicleta elétrica de sua história, desenvolvida em parceria com a Magneti-Marelli e a Mission Motors nos últimos quatro anos. Essa é a primeira de uma nova família que virá nos próximos anos. O novo centro deve ser inaugurado ainda neste ano.