Apesar da crise – e de seu plano de corte de gastos – os planos da primeira Harley-Davidson chinesa parecem estar progredindo. Aqui, pela primeira vez você vê o modelo chamado de “338R” praticamente finalizado.
A única imagem conseguida comprova aquilo que já suspeitávamos: a motocicleta é inteiramente baseada na Benelli 302S, uma das marcas de propriedade da Qianjiang, conglomerado chinês a qual a Harley-Davidson estabeleceu uma Joint-Venture em junho do ano passado.
Quadro, suspensão, rodas e freios são os mesmos, mas com carroceria estilo Harley-Davidson Iron 883 e um motor retrabalhado para dar uma capacidade cúbica de 338 cm³. Isso foi conseguido combinando a extremidade inferior e o virabrequim da Benelli 302s e os pistões e cilindros do Benelli 502 maior.
O objetivo dos norte-americanos é aumentar a presença da Harley-Davidson no leste asiático e fornecer um ponto de partida acessível para a marca de Milwaukee em países onde a renda é mais baixa ou onde as licenças e as regras fiscais tornam as motos maiores uma perspectiva inacessível.
Na China, as concessionárias da Harley-Davidson já estão começando a promover o novo modelo, algo que foi adiado por causa da pandemia do coronavírus. A estreia estava prevista para junho ou julho, conforme revelava a programação da Qianjiang no ano passado.
Era o que se previa há um ano, mas não deixa de ser uma surpresa nas circunstâncias atuais. Com vendas em declínio desde 2016, a Harley-Davidson foi atingida em cheio pela pandemia e já anunciou um plano de contingência, que visa concentrarem-se apenas nos 50 mercados mais fortes e naquilo que melhor sabe fazer: custons made in america. O tempo vai dizer.