Agora que as restrições deram uma aliviada no Reino Unido, Guy Martin quer botar para quebrar novamente. O carismático ex-piloto e apresentador de televisão planeja ultrapassar os 600 km/h com uma motocicleta experimental com motor de helicóptero.
Projetado e construído pelo engenheiro britânico Alex Macfadzean e pelo ex-corredor de enduro Bernie Toleman, o protótipo streamliner de duas rodas ostenta uma turbina Rolls-Royce Gem-42 tirada de um helicóptero militar Westland Lynx, com cerca de de 1.200 cavalos de potência.
A engenhoca com mais de nove metros de comprimento possui uma estrutura de treliça, cabine de alumínio monocoque e dois paraquedas. O objetivo final da equipe é quebrar o recorde de velocidade de 605 km/h estabelecido pelo americano Rocky Robinson com uma Suzuki de 1.000 cv em 2010.
“É um grande alvo, apenas uma daquelas coisas que tenho que fazer”, admitiu Macfadzean. “Recentemente me perguntaram onde estava a linha entre o compromisso e a obsessão. Eu ri, porque não podia responder. Acho que sim, sempre fui obcecado demais para notar.“
Macfadzean, que tem formação em Fórmula 1, MotoGP, é o mesmo que quebrou um recorde de velocidade terrestre (320 km/h) de motocicletas britânicas em 1991. Também foi ele quem ajudou o piloto norte-americano Don Vesco a atingir o recorde de velocidade em quatro rodas de 737 km/h em 2001.
Com as corridas no Deserto de Bonneville suspensas por tempo indeterminado devido ao coronavírus, a tentativa de Guy Martin deve acontecer no Salar de Uyuni, na Bolívia. Enquanto isso, o piloto também está tentando quebrar outro recorde, 482 km/h em sua Suzuki Hayabusa turbinada.