Com um desempenho até surpreendente, Sylvain Guintoli, da Aprilia, venceu ontem (2), as duas baterias do Grande Prêmio de Losail no Catar conquistando o título do Mundial de Superbikes (WSBK).
Quem havia chegado ao circuito árabe com mais chances de título era Tom Sykes, campeão de 2013 e líder do atual campeonato, durante a maior parte do ano. Entretanto, o inglês da Kawasaki não conseguiu conter o ímpeto de Guintoli.
Na primeira bateria, após largar apenas na quinta posição (Sykes era terceiro), Guintoli partiu para o ataque, superando o britânico e também seu companheiro de equipe na Kawasaki, Lori Baz, nas últimas voltas. Com a vitória, a diferença caiu para apenas 3 pontos e tudo seria decidido na bateria final.
Consciente de que precisaria dar tudo de si, Sykes disparou para a liderança, nas primeiras voltas. Entretanto, sua ZX-10R, definitivamente não era a moto mais veloz do dia e o inglês foi ultrapassado pelo conterrâneo Jonathan Rea, da Honda.
Guintoli, por sua vez, completou as primeiras voltas apenas na quarta posição. O francês, no entanto, pouco a pouco foi evoluindo, passando Davide Giugliano para assumir o terceiro posto e não ficou por ai, logo ultrapassando também Sykes e Rea.
Daí em diante, o francês se estabeleceu na ponta da corrida. Sykes também conseguiu ultrapassar Rea e ficar em segundo lugar, mas por pouco tempo. O britânico da Honda, porém, tinha um ritmo melhor e logo recuperou o segundo posto.
Guintoli cruzou a linha de chegada com 3s5 de vantagem para Rea. Sykes foi o terceiro, com Marco Melandri em quarto, Chaz Davies em quinto e Toni Elias em sexto. Com as duas vitórias, Guintoli pulou para 416 pontos, seis a mais que Sykes. A Aprilia também venceu nos construtores, com 468 pontos contra 431 da Kawasaki.
Grande Prêmio de Losail (Segunda Bateria) – Resultado Final:
01. S. GUINTOLI (Aprilia)
02. J. REA (Honda) – 3.568
03. T. SYKES (Kawasaki) – 5.092
04. M. MELANDRI (Aprilia) – 8.305
05. C. DAVIES (Ducati) – 8.390
06. T. ELIAS (Aprilia) – 8.654
07. L. BAZ (Kawasaki ZX-10R) – 9.115
08. D. GIUGLIANO (Ducati) – 13.015
09. A. LOWES (Suzuki) – 13.478
10. L. HASLAM (Honda) – 314,0
11. D. SALOM (Kawasaki) – 37.964
12. N. CANEPA (Ducati) – 38.001
13. B. STARING (Kawasaki) – 46.248
14. C. CORTI (MV Agusta) – 51.926
15. A. ANDREOZZI (Kawasaki) – 56.331
16. G. MAY (EBR) – 1’23.937
17. I. TOTH (BMW) – à 1 volta
18. A. CUDLIN (Kawasaki) – à 1 volta
Não completaram:
19. S. BARRIER (BMW) – à 12 voltas
20. A. YATES (EBR) – 13 voltas
21. J. GUARNONI (Kawasaki) – à 14 voltas
22. E. LAVERTY (Suzuki) – à 15 voltas
Classificação Final (Mundial de Pilotos):
01. S. GUINTOLI – 416 pontos
02. T. SYKES – 410
03. J. REA -334
04. M. MELANDRI – 333
05. L. BAZ – 311
06. C. DAVIES – 215
07. L. HASLAM – 187
08. D. GIUGLIANO – 181
09. T. ELIAS – 171
10. E. LAVERTY – 161
11. A. LOWES – 139
12. D. SALOM – 103
13. N. CANEPA – 73
14. J. GUARNONI – 45
15. S. BARRIER – 40
16. L. CAMIER – 37
17. C. CORTI – 27
18. S. MORAIS – 24
19. A. ANDREOZZI – 22
20. F. FORET – 20
21. L. LANZI – 19
22. B. STARING – 18
23. M. NEUKIRCHNER – 17
24. L. SCASSA – 16
25. G. RIZMAYER – 7
26. G. ALLERTON – 6
27. K. BOS – 5
28. I. TOTH – 5
29. I. GOI – 5
30. R. RUSSO – 5
31. L. PEGRAM – 2
32. M. FABRIZIO – 2
33. R. LANUSSE – 1
Classificação Final (Mundial de Construtores):
01. APRILIA – 468 pontos
02. KAWASAKI – 431
03. HONDA – 350
04. DUCATI – 291
05. SUZUKI – 234
06. BMW – 81
07. MV AGUSTA – 34
08. EBR- 2