Mais um efeito colateral da Guerra na Ucrânia: a Ural, conhecida marca russa de motocicletas está deixando sua sede no país, para uma nova unidade produtiva localizada no Cazaquistão.
Conhecida mundialmente por suas motocicletas de estilo clássico com sidecars, a Ural foi fundada em Irbit, perto de Moscou, em 1941, durante o governo soviético. A fabricante tem uma produção de cerca de 1.200 unidades por ano, 95% quais destinadas à exportação.
Tudo mudou, entretanto, nos últimos meses, com a súbita decisão de Vladimir Putin de invadir a vizinha Ucrânia e iniciar uma verdadeira guerra com o país e com todo o ocidente por consequência. Desde então, severas sanções econômicas foram impostas à Rússia.
Como 80% de seus componentes são importados de fora da Rússia, fica claro que, com as sanções internacionais ao comércio russo, a Ural não sobreviveria. Então, a fabricante começou sua mudança para Petropavlovsk, cidade no norte do Cazaquistão, a cerca de 600 quilômetros de sua antiga fábrica em Irbit.
Além da transferência da cadeia produtiva, estão sendo contratados funcionários para continuar com as funções desempenhadas na Irbit. Ainda é cedo para dizer se a nova instalação no Cazaquistão será o novo lar permanente da Ural ou apenas temporário. Mas será um grande desafio logístico.
Também será um desafio de tradição porque, sem dúvida, as Urais sempre estiveram associados à Rússia e aos seus valores de dureza e resistência, que agora não são exatamente bem vistos. Mas, como o CEO Ilya Khait disse: “A Ural não é sobre uma nacionalidade: é sobre um caráter”.