Participantes do grupo Volkswagen afirmam que a gigante automotiva está pronta para vender a Ducati, marca que possui desde 2012. Os alemães precisam arrecadar 20 bilhões de euros para pagar um empréstimo decorrente da crise de emissões de poluentes, escândalo tornado público esse ano.
De acordo com a agência de notícias Reuters, o Grupo VW está preparado para vender a Ducati se precisar, entretanto isso pouco mudaria o quadro econômico dos alemães. A marca italiana foi adquirida por 860 milhões de euros e, embora agora esteja valendo mais, especialistas afirmam as cifras não seriam muito maiores do que 1 bilhão.
O que parece mais provável, segundo a Reuters, é que a VW venda outras partes da vasta companhia. A listagem de marcas é extensa, começando pela Audi, Porsche e subsidiárias no ramo de caminhões como a Man VW (Mang.de), esta sim no topo de prioridades de venda.
As operações de engenharia da Man, cujos produtos incluem motores de navios, usinas mini, redutores especiais, componentes de propulsão e sistemas de teste estão avaliadas entre 4 e 5 mil milhões de euros, disseram. A divisão foi responsável por todos os € 101.000.000 euros de lucro operacional e mais de um quarto de seu 9,98 bilhões em vendas.
Em novembro, a EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) descobriu- que o Grupo VW estava fraudando testes de emissões de poluentes nos carros de sua marca e subsidiárias, como o Volkswagen Touareg, Porsche Cayenne e Audi Quattro A6. O empréstimo foi feito junto a bancos alemães para pagar as pesadíssimas multas ambientais que foram impostas.