Os ataques terroristas, cada vez mais constantes na Europa motivaram Londres a aumentar o efetivo de suas forças armadas. A mais nova incorporação foi uma unidade especial de resposta rápida, que percorre a cidade montados em motos BMW F 800 GS.
As ágeis e ligeiras máquinas alemãs foram pintadas na tonalidade cinza fosco (o que deixou sua aparência ainda mais agressiva) e ajudarão o grupo antiterrorista a chegar onde são necessários de forma mais rápida do que fariam se estivessem a bordo de um carro de patrulha ou uma van da polícia.
A maior motivação para que o Grupo de Operações Especiais optasse pelo uso de motocicletas foi o tráfego ultra-congestionado de Londres. Para se ter uma ideia, os membros dessa unidade receberam cursos de condução específicos para pilotar suas F 800 GS rapidamente, mas também com segurança nas estreitas ruas inglesas.
“Pode haver engarrafamentos a qualquer momento, mesmo durante um ataque terrorista“, disse um representante da unidade. “Se você olhar em toda a Europa, Paris ou a Bélgica, o tráfego pode ser um grande impedimento para uma resposta rápida“, afirmou.
Eles treinam a pilotagem de forma contínua e trabalham muito nas técnicas para automatizar as manobras quando é necessário tomar decisões em frações de segundo. “Os agentes praticam também pilotagem off-road de modo que eles serão capazes de superar obstáculos e conduzir através de superfícies escorregadias para tomar o caminho mais rápido entre os pontos A e B“.
Esse Grupo de Operações Especiais é parte do último reforço de 600 agentes especiais implantados nas ruas de Londres, após os últimos atentados. A capital britânica (assim como Washington, nos Estados Unidos) é uma das metrópoles mais visadas por terroristas em todo o mundo.