A fabricante de roupas para motociclistas Dainese anunciou hoje (11) que a empresa de investimentos Carlyle adquiriu a maioria das ações do grupo, assim como todas as suas marcas e locais de produção.
A compra foi feita entre a Carlyle e a Investcorp, outra gestora global de investimentos, que havia comprado 80% das ações do fundador, Lino Dainese, por 130 milhões de euros em 2014. Desde então, o valor de mercado da Dainese e de suas empresas associadas, como os capacetes AGV e as botas TCX chegou a 250 milhões de euros.
Originário dos Estados Unidos, o Carlyle Group é uma das maiores empresas internacionais de investimento de capital privado do mundo, com um portfólio interminável de empresas e um patrimônio de mais de US$ 300 bilhões. O acordo foi fechado por US$ 692 milhões, incluindo dívidas, segundo a Agência Reuters.
“Fomos atraídos pela forte marca da Dainese, sua longa história e histórico de inovação”, disse Massimiliano Caraffa, diretor administrativo de consumo e varejo da equipe de consultoria da Carlyle Europe Partners. Eles pretendem expandir os negócios na China e nos EUA construindo uma rede de distribuição da Dainese e outros negócios.
Se Lino Dainese deixará a empresa completamente como resultado dessa transação não ficou totalmente claro na descrição do comunicado. Pode ser que ele ainda detenha uma pequena participação minoritária, embora isso não pareça óbvio, dado o tamanho da empresa compradora.