Você vai ouvir falar de muitos números de vendas espetaculares nesse inverno e aqui vai mais um: a Pierer Mobility AG, empresa controladora da KTM, Husqvarna e GasGas antecipa um crescimento de quase 95% durante o primeiro semestre.
O relatório detalhado só vai ser publicado no final de agosto, mas alguns números preliminares já foram divulgados: 176.045 motocicletas vendidas das marcas KTM, Husqvarna e GasGas. Eles não mencionaram os números do ano passado, mas a gente os traz aqui: 90.331 unidades, um aumento equivalente a 94,8%.
A Pierer Mobility, no entanto, sabe mexer com os números ao seu gosto. Incorporada em 2018, a GasGas agora faz parte do somatório de motocicletas vendidas, o que certamente ajuda a jogar as estatísticas para o alto. No primeiro semestre do ano passado, eles adicionaram as vendas bicicletas elétricas (eBikes) à mistura para minimizar as perdas.
No segmento de bicicletas elétricas, eles afirmam que venderam 53.378 e-bikes unidades no primeiro semestre desse ano, com suas marcas R Raymon, Husqvarna e GasGas. No mesmo período do ano passado haviam sido 34.351 unidades, o que corresponde a um aumento de 55%.
Em termos de regiões, a Pierer reporta 73.224 motocicletas comercializas na Europa no primeiro semestre, o que representa um aumento de 76% em relação ao mesmo período em 2020. Na América do Norte foram 30.419 unidades vendidas – um aumento de surpreendentes 160% em relação a 2020.
Em Na Índia – região importante, onde a KTM tem parceria com a Bajaj Auto – foram 30.561 motocicletas vendidas, o que representa um aumento de 52% em relação ao ano anterior. Na Austrália e Nova Zelândia 7.842 unidades deixaram as concessionárias, um acréscimo de 25%.
A situação parece tão favorável que a Pierer revela ter contratado 500 funcionários desde junho de 2020 e ainda está procurando preencher cargos adicionais. Ficamos no aguardo do relatório completo, mas parece que, assim como na BMW e Ducati, vai ter festa na KTM ao final do ano.