A Gresini foi muito criticada por sua falta de inovação visual ao apresentar as motos para 2024, mesmo com a chegada de um piloto do calibre de Marc Márquez. Agora, o diretor comercial do time teve que explicar por que foi assim.
Desde que o fundador Fausto Gresini morreu de Covid-19 em 2021, a equipe é capitaneada pela sua viúva, Nadia Padovani e seus filhos. Desde então, na falta de um patrocinador principal, eles resolveram adotar um tom azul claro que simboliza o céu, o ar e a respiração.
Com a chegada da estrela Marc Márquez em 2024, todos esperavam que uma nova pintura fosse estrear nessa temporada, o que não aconteceu. A aguardada apresentação de 23 janeiro foi uma ducha de água fria, pois as motos permaneceram exatamente como estavam.
“Não queríamos perder a nossa identidade. Não queríamos fazer uma mudança radical só porque Marc veio até nós. Ele pode partir novamente”, disse o diretor comercial Carlo Merlini ao Speedweek. “Nossa principal preocupação, nosso foco era manter os patrocinadores existentes a bordo, e mais alguns que se juntaram à família. No geral, estamos felizes com os patrocinadores que temos. Do ponto de vista financeiro, a equipe está muito, muito bem segura.”
A posição de patrocinador principal continua disponível: “Assim que encontrarmos a empresa certa com o projeto certo, eles serão muito bem-vindos. Mas o que quero deixar claro, se você não encontrar um patrocinador principal, algumas equipes podem cobrir 70% ou 60% de seu orçamento com o maior patrocinador e o restante com um punhado de patrocinadores menores. Podemos dividir entre um número maior de patrocinadores, mas conseguimos da mesma forma.”
Na imprensa espanhola, falou-se que a Repsol iria abandonar a Honda e seguir com Márquez para a Gresini, assim como a Red Bull (patrocinadora pessoal do piloto). No final, apenas a cervejaria Estrella Gallicia adicionou alguns pequenos adesivos na carenagem da Ducati.