Fausto Gresini admite que a Aprilia precisará de tempo para ser competitiva na MotoGP. A montadora italiana volta à categoria em 2015, em uma parceria com a equipe do dirigente.
Gresini encerrou uma parceria de 18 anos com a Honda para iniciar uma join-venture com a Aprilia, que decidiu antecipar os planos de ingressar na MotoGP, de 2016 para 2015. Entretanto, o italiano pede que todos tenham paciência.
Não será um caminho fácil, porque MotoGP é uma categoria difícil e vai ser difícil fazer resultados imediatamente. Temos uma fábrica por trás de nós que vai funcionar, mas vamos competir com grandes marcas que passaram muitos anos investindo em tecnologia e não será imediatamente fácil de encontrar uma maneira de alcançá-los. O acordo é para os próximos quatro anos, por isso temos tempo suficiente para começar a entender e ver o que precisamos no momento. Vai ser uma experiência muito diferente do que temos feito até agora, porque trabalhar em estreita colaboração com a fábrica é, obviamente, muito diferente de ser uma equipa satélite.” (Fausto Gresini)
Nos primeiros testes pré-temporada, os tempos registrados foram decepcionantes. Os pilotos, Álvaro Bautista e Marco Melandri ficaram sempre nas últimas posições. Entretanto, a Aprilia vem trabalhando bastante para deixar a moto em igualdade tecnológica com as rivais. Em Jerez, um motor com válvulas pneumáticas e um câmbio seamless (sem costuras) foi testado.
A Aprilia competiu na principal categoria do Motociclismo entre 1998 e 2004, sempre com resultados medianos. Entretanto, sua presença nas categorias menores, 125cc e 250cc é recheada de sucessos, dando títulos à pilotos como Valentino Rossi, Max Biaggi e Loris Capirossi. No World Superbike, também foram bem sucedidos, conquistando dois títulos, em 2010 e 2012.