Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Alta Rotação
  • MotoGP

Graças a mais um pódio, Suzuki perderá concessões em 2019. Entenda

Lucas Carioli 27 de setembro de 2018


O excelente pódio de Andrea Iannone conquistado no Grande Prêmio de Aragón, no último final de semana teve um gosto agridoce para a Suzuki. Graças a ele, a marca japonesa perde oficialmente os privilégios de concessão na temporada 2019 de MotoGP. Entenda porque isso acontece aqui.

andrea-iannone-e-alex-rins-gp-de-aragon-2018Para estimular a participação de novas montadoras e deixar a MotoGP mais competitiva, a Dorna, entidade que promove e regulamenta a categoria, estabeleceu há alguns anos as chamadas “concessões”, que permitem alguns privilégios às marcas que conquistam poucos resultados ou que estão entrando no campeonato.

Esses privilégios (que KTM e Aprilia também possuem) significam testes ilimitados ao longo do ano e a possibilidade de se utilizarem nove motores (cuja especificação pode ser modificada a qualquer momento). Honda, Yamaha e Ducati, por outro lado, tem um número X de testes disponíveis e apenas sete propulsores, que são selados no início da temporada (sem possibilidade de alterações posteriores).

andrea-iannone-gp-de-aragon-2018É uma chance e tanto que Suzuki, KTM e Aprilia tem para alcançar os líderes do campeonato. Esse regime de concessões, no entanto, é retirado assim que a equipe conquista seis pontos de pódio na temporada. É o caso da Suzuki agora, que já soma três terceiros lugares com Iannone (Austin, Jerez e Aragón), além de outro terceiro com Rins no GP da Argentina e um segundo no GP da Holanda.

Não é a primeira vez que a Suzuki perde as concessões. Em 2016, quando Maverick Viñales venceu o GP da Inglaterra, eles também perderam os privilégios em 2017 e os resultados refletiram isso: apenas 129 pontos conquistados. Hoje, com eles, a marca já soma 200, restando ainda cinco etapas até o término da temporada.

A expectativa é de que a Suzuki tenha melhorado o suficiente para não depender das concessões na temporada 2019 e não se repita o ano desastroso de 2017. Desse modo, os privilégios voltam em 2020. Mas o que realmente queremos ver é as GSX-RR azuladas disputando o título, como nos velhos tempos.


Tags: MotoGP Suzuki Team Ecstar

Continue Reading

Previous: Rea pode conquistar 4º título neste sábado. Veja o que ele precisa fazer
Next: Moto2: Triumph entregou seus motores para 2019 em Aragón

Leia também

Martin deve testar Aprilia em Misano essa semana
  • MotoGP

Martin deve testar Aprilia em Misano essa semana

7 de julho de 2025
Márquez controla Bezzecchi e vence na Holanda
  • MotoGP

Márquez controla Bezzecchi e vence na Holanda

29 de junho de 2025
Márquez supera Quartararo e vence Sprint Race na Holanda
  • MotoGP

Márquez supera Quartararo e vence Sprint Race na Holanda

28 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.