Pela terceira vez esse ano, os organizadores da MotoGP anunciam o cancelamento do GP do Cazaquistão em 2024, desta vez definitivo. Em seu lugar, o circuito de Misano recebera uma rodada dupla.
De acordo com a FIM, a IRTA e a Dorna, problemas operacionais e logísticos decorrentes das inundações que afetaram a região nos últimos meses tornaram impossível a realização do evento em 2024, que marcaria a estreia do Cazaquistão na MotoGP.
Este é o último de muitos cancelamentos que o GP do Cazaquistão sofreu nos últimos anos. O circuito de Sokol, a 76 km de Almaty, a principal cidade do país, vem sendo construído desde o final de 2015, mas inúmeros problemas atrasaram sua inauguração.
No início desse ano, Sokol voltou à tona depois do cancelamento do GP da Argentina, mas as fortes chuvas na região cancelaram a etapa mais uma vez. Depois, com o cancelamento do GP da Índia, o Cazaquistão entrou em seu lugar de 20 a 22 de setembro.
Com esse novo cancelamento, eles anunciaram em seu lugar uma segunda rodada no circuito de Misano, o Grande Prêmio da Emilia-Romanha, como já havia sido feito no pandêmico ano de 2020. A venda dos ingressos deve começar em breve.