A temporada 2024 de MotoGP ainda pode contar com 22 etapas como o planejado. De acordo com o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, o GP do Cazaquistão ainda é uma possibilidade e uma reunião crucial a respeito será feita no GP do Catar.
Previsto para estrear ainda em meados da década passada, o GP do Cazaquistão sofreu muitos atrasos e ainda não está completamente pronto, mas Ezpeleta acha que o circuito de Sokol já está em condições de sediar sua primeira prova.
“No Cazaquistão não há problema de distância, estou conversando com eles“, disse Ezpeleta ao jornal espanhol Mundo Desportivo. “O circuito de Sokol está concluído desde julho do ano passado e faltam algumas partes das instalações“, revelou.
“A organização do GP do Cazaquistão vai vir com um grande número de pessoas ao GP do Qatar, porque haverá muitas sinergias entre eles no que diz respeito aos fiscais de pista“, acrescentou Ezpeleta. “Tudo está razoavelmente funcionando.“
O Autódromo Internacional Sokol está localizado a uma hora a noroeste da maior cidade do país, Almaty. Tem 4,5 km de extensão e, em sua versão mais longa, com chicane, conta com 16 curvas, duas retas longas e duas retas mais curtas.
Após o cancelamento do GP da Argentina por motivos políticos, o calendário 2024 diminuiu de 22 para 21 etapas. De início, o GP do Cazaquistão não era considerado uma possibilidade. Mas se acontecer provavelmente será no fim de semana de 14 a 16 de junho.