A Dorna Sports juntamente com a FIM anunciaram hoje (1ª) o cancelamento do GP de Valência, após o desastre ambiental gerado pelas fortes enchentes na região. Mas uma nova etapa, em outro local, será anunciada nos próximos dias.
Chuvas torrenciais afetaram o centro leste do país e principalmente Valência nas últimas semanas de uma forma nunca antes vista. Já são quase 100 mortos. O circuito Ricardo Tormo está localizado em Cheste, nas cercanias da cidade e também foi duramente afetado.
“Depois de avaliar cuidadosamente o potencial impacto positivo das corridas em Valência em datas adiadas em vez de garantir que nenhum recurso seja desviado dos esforços de recuperação pela presença da MotoGP, o campeonato e as autoridades locais foram obrigados a cancelar o GP de Valência de 2024”, disseram em um comunicado.
“Em vez de correr em Valência, a MotoGP correrá por Valência“, adicionaram. “O campeonato colocará nossos esforços coletivos por trás do apoio aos fundos de auxílio já existentes para garantir que nosso impacto positivo possa se conectar com a área da maneira que melhor atende às pessoas e comunidades das quais fazemos parte há tanto tempo.”
Mas ao contrário de encerrar a temporada com uma rodada dupla em Sepang, os organizadores também confirmaram que haverá sim uma etapa substituta, que será anunciada em um momento posterior: “nossos esforços começarão durante o GP da Malásia e continuarão na etapa final de 2024, com um novo local e datas a serem anunciados assim que confirmados.”
Resta especular qual será o destino escolhido, que será provavelmente nas proximidades, para mitigar os impactos logísticos daqueles que já compraram ingressos. Barcelona, Jerez e Aragão são os candidatos mais óbvios, com Portimão e Estoril (em Portugal) na sequência.