O clima tenso dos últimos dias fizeram o Grande Prêmio de Valência ser considerado um evento de alto risco na Espanha. A derradeira etapa da MotoGP em 2015 acontece no próximo domingo, dia 8.
A preocupação vem dos constantes ataques entre torcedores de Valentino Rossi, Marc Márquez e Jorge Lorenzo desde a última etapa em Sepang na Malásia. Naquela ocasião, o italiano acusou os espanhóis de estarem conspirando contra ele na decisão de título, colidindo com o piloto da Honda durante a corrida.
Até os profissionais da imprensa tem sido alvo de ataques: “Recebi um telefonema do proprietário de um site hoje à noite. Ele recebeu ameaças de morte por publicar notícias com simples declarações de Mike Webb. Uma loucura” publicou no Twitter o jornalista David Emmet, do prestigiado MotoMatters.
Mike Webb foi o comissário de corrida que aplicou a punição de três pontos na carteira de Rossi, que o obriga a largar em último em Valência. O italiano, no entanto entrou com um pedido de anulação da pena no Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS) e uma decisão será dita até sexta-feira (6).
O nervosismo entre os fãs está em um nível poucas vezes visto antes. Na Espanha, coisa parecida aconteceu apenas em 1988, na decisão de título das 250cc entre Joan Garriga e Sito Pons. Os dois maiores pilotos do país ibérico de então duelaram pelo campeonato até a última etapa do campeonato em Goiânia, no Brasil provocando confrontos entre seus torcedores.