Os organizadores do Grande Prêmio de Macau anunciaram essa semana que o evento de 2021 está confirmado no próximo mês. Entretanto, não haverá corridas de moto.
O evento, que acontece entre 19 e 21 de novembro, terá provas de Fórmula 4, Touring Cars, GT Cup e Porsche Carrera Challenge, mas vai ficar devendo a sensacional corrida de superbikes, que anualmente atrai estrelas como John McGuiness, Michael Rutter, Peter Hickman e muitos outros.
O motivo para a ausência das motos não foi oficialmente divulgado, mas acredita-se que as restrições impostas pela pandemia, ainda muito rígidas na China (o governo impõe uma quarentena de 21 dias a qualquer estrangeiro que chegue ao país) teria esvaziado completamente o grid da categoria.
Na verdade, esse problema também aconteceu nas outras modalidades. A tradicional corrida de F3, por exemplo, também não vai acontecer e os organizadores foram forçados a substituir os convidados internacionais pelo Campeonato Chinês de Fórmula 4.
Realizado desde 1967, o GP de Macau é uma das corridas de rua mais sensacionais do mundo. O ondulado “Circuito da Guia” é dos mais exigentes, pois combina longos trechos de aceleração total com ganchos apertados de baixa velocidade. Além de ser todo murado, tornando qualquer acidente potencialmente impactante.
Na edição de 2019, a última realizada, Michael Rutter superou Peter Hickman na largada de uma corrida com bandeira vermelha após um acidente no meio do pelotão. Um atraso nos procedimentos pressionou os organizadores a mudar o foco para a corrida de F3 e o resultado foi anunciado com apenas uma única volta concluída.