Os organizadores da MotoGP juntamente com os promotores do GP da Tailândia anunciaram hoje (21) o cancelamento do evento, que estava previsto para acontecer entre 15 e 17 de outubro. O motivo é o crescimento alarmante da Covid-19 por lá.
Depois de manter níveis estáveis durante todo o ano passado e começo desse ano, as infecções de Coronavírus na Tailândia estão no pico, mais de 10.000 novos casos registrados por dia, a maior média diária. Enquanto isso a vacinação avança em ritmo lento, apenas 5% da população está totalmente imunizada.
“A FIM, a IRTA e a Dorna Sports lamentam anunciar o cancelamento do GP da Tailândia, que se realizaria no Circuito Internacional de Chang” disseram hoje em um comunicado. “Apesar dos melhores esforços de todas as partes envolvidas, a pandemia de Covid-19 em andamento e as restrições resultantes obrigaram o cancelamento do evento.“
Inaugurado em 2018, o Circuito Internacional de Chang sediou apenas dois eventos, pois em 2020 já não houve corrida. Eles esperam que o GP da Tailândia retorne em 2022. Uma etapa substituta está sendo considerada, eles disseram, e quaisquer novidades serão divulgadas posteriormente.
Com a situação do coronavírus variando de país em país, o calendário 2021 da MotoGP tem sido alterado continuamente. O cancelamento do GP da Tailândia deixa apenas o GP da Malásia como destino das equipes à Ásia esse ano. Japão e Austrália já adiaram suas etapas anteriormente.