O Grande Prêmio da República Checa garantiu sua presença no calendário da MotoGP até pelo menos 2020. A prova no circuito internacional de Brno é uma das mais tradicionais e populares do Mundial de Motovelocidade.
O novo contrato foi assinado essa semana, entre o CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, o prefeito da cidade de Brno, Petr Vokřál, e o governador da região da Morávia do Sul onde está o circuito, Michal Hašek.
“Um ano atrás, havia uma névoa espessa do lado de fora da janela que também envolvia a futura organização da corrida. Estou muito contente que nós conseguimos encontrar uma maneira de manter a MotoGP em Brno. Gostaria também de agradecer ao Senhor Ezpeleta pelo grau de paciência incomum que nos permitiu finalmente concluir este acordo.” Petr Vokřál, prefeito de Brno)
Nos últimos anos, o Grande Prêmio da República Checa esteve constantemente ameaçado de deixar o calendário. A prova de 2015 só aconteceu depois de um acordo de última hora. Para 2016 a dúvida permanecia graças à retirada de financiamento do governo local e a inclusão de uma nova etapa, o Grande Prêmio da Áustria, em data próxima.
O público costuma comparecer em peso ao circuito de Brno, que normalmente recebe mais de 200 mil pessoas ao longo do final de semana. Graças ao novo contrato, a corrida desse ano acontecerá no dia 21 de Agosto, uma semana após o Grande Prêmio da Áustria, país vizinho à República Checa.