Os organizadores da MotoGP anunciaram hoje (28) a volta do GP da República Checa ao calendário a partir de 2025 graças a um novo contrato de cinco corridas. O venerado circuito de Brno é um dos prediletos dos pilotos e um dos recordistas de público.
Foi da República Checa por muitos anos o recorde de público durante um fim de semana de Grande Prêmio no Campeonato Mundial, mais de 200 mil pagantes ao longo de três dias. Recorde que caiu apenas no ano passado com o GP da França.
O circuito de Brno também sempre esteve entre os preferidos dos pilotos. Foi lá que Valentino Rossi conseguiu a sua primeira vitória no Mundial, nas 125cc em 1996. Seu rival, Max Biaggi, sempre disse que a pista checa era uma de suas favoritas.
A etapa figurou no calendário entre 1987 e 2020, quando precisou se retirar para algumas obras na pista e nunca mais voltou. Mas agora, com uma nova organização e, devido aos seguidos problemas em países mais distantes, como Índia e Cazaquistão, Brno está garantido até 2029.
“Estamos muito felizes em poder anunciar nosso retorno a Brno. É um clássico, com um layout fantástico que encenou alguns momentos realmente memoráveis em sua longa história na MotoGP. Estamos realmente animados para retornar e encenar mais”, disse o presidente da Dorna, Carmelo Ezpeleta.
“Já vimos as encostas aqui repletas de paixão pelo nosso esporte tantas vezes – quando foi o Grande Prêmio mais concorrido do ano em várias ocasiões – e estamos muito felizes em trazer a MotoGP de volta aos nossos fãs na República Tcheca”, adicionou o líder da parte administrativa da MotoGP.
“As corridas de motos têm uma tradição no Circuito Brno Masaryk que remonta à década de 1950. A MotoGP é um evento global de prestígio que traz dezenas de milhares de visitantes à República Tcheca, particularmente à Morávia do Sul, muitos dos quais vêm do exterior. Estou muito satisfeito por termos conseguido continuar essa tradição e que a corrida de MotoGP retornará a Brno após cinco anos”, disse o primeiro-ministro do país, Petr Fiala.
Na sua última edição em 2020, o vencedor da corrida foi Brad Binder (KTM), justamente a sua estreia em vitórias na MotoGP. Franco Morbidelli (Yamaha) e Johann Zarco (Ducati) completaram o pódio. Valentino Rossi (Yamaha), ainda atuante, chegou na quinta posição.