Segundo a mídia britânica, é quase certo de que o Grande Prêmio da Inglaterra de MotoGP, que deveria acontecer em Donington Park, vai voltar para Silverstone. Para sediar a corrida, o circuito de Leicestershire precisa passar por uma reforma da qual os responsáveis não tem dinheiro.
Donington Park foi escalado para voltar a realizar o GP inglês esse ano, enquanto uma nova pista é construída no País de Gales, com previsão de inauguração para 2016. Mas, boatos de que esse acordo estaria se desfazendo começaram a circular no mês passado e se intensificaram durante os testes pré-temporada em Sepang, na semana passada.
O site britânico Motorcycle News afirma que a realização da corrida em Donington Park exigiria um recapeamento total da pista e uma série de melhorias de segurança ao custo de milhões, cujo circuito não teria condições de realizá-lo nesse momento. Um desastre de relações públicas para o autódromo que já havia iniciado a venda de ingressos.
Eles também dizem que o novo chefe do circuito de Silverstone, Patrick Allen, voou à Barcelona no último dia 2 de fevereiro para conversar com os líderes da Dorna, a entidade que regula e promove a MotoGP sobre uma volta do Grande Prêmio ao seu circuito, que recebe a F1 e não necessita de quaisquer reformas.
E os problemas não se limitam a Donington Park. O novo circuito em Blaenau Gwent, no País de Gales passará por um inquérito público, para que uma averiguação formal do uso de milhares de hectares de terra comum aconteça.
Isso significa que, na melhor das hipóteses, as obras no local (que incluem a construção de um mega complexo de entretenimento) irão atrasar, não ficando prontas antes de 2016. Se isso acontecer, o contrato com a Dorna deixa de ter validade, o que pode trazer a corrida definitivamente para Silverstone. A etapa desse ano está marcada para 30 de agosto.