O aguardado Circuito Internacional de Mandalika, na Indonésia, está pronto para receber a sua primeira corrida oficial. Isso deve acontecer em novembro, encerrando a temporada 2021 do WorldSBK.
Localizado na Ilha de Lombok, conhecida por sua belas praias e pontos de surfe, o Circuito Internacional de Mandalika (nome da província) tem 4.310 metros de extensão e 17 curvas a beira mar, em meio a uma paisagem com muito verde. É, sem dúvida, um das pistas mais interessantes dos últimos anos.
Em construção desde 2015, o circuito foi inaugurado pelo presidente indonésio Joko Widodo, aquele que ficou conhecido por ser fã de Heavy Metal. O GP da Indonésia volta a integrar o calendário do Mundial de Superbike desde 1997. Na última etapa, realizada em Sentul, John Kocinski e Carl Fogarty ficaram com as vitórias.
A primeira corrida histórica, no entanto, não será do WorldSBK e sim a última etapa do Asia Talent Cup, categoria iniciante que visa lançar jovens talentos asiáticos para o Mundial, entre 13 e 14 de novembro. Será o primeiro teste de fogo para o circuito e para todos compreenderem as condições da pista.
No fim de semana seguinte, entre 20 e 21 de novembro será a vez do Mundial de Superbike encerrar sua temporada em solo indonésio, em uma etapa que também promete ser histórica decidindo o título entre Jonathan Rea (Kawasaki) e Toprak Razgatlioglu (Yamaha). Na MotoGP, a rodada deve acontecer em 20 de março de 2022.