Enquanto a Formula 1 possui o circuito de Monza e a Fórmula Indy as 500 Milhas de Indianápolis, o Mundial de Motociclismo adota o GP da Holanda em Assen como sua prova mais especial. Mas por que? É o que você descobre aqui.
Giacomo Agostini e Barry Sheene em Assen, 1975.
Organizado em 1949, o Campeonato Mundial de Motociclismo está completando 75 anos, assim como o Grande Prêmio da Holanda, presente desde a primeira temporada. O circuito de Assen, no entanto, é muito mais antigo e realiza corridas desde 1925, exceto entre 1940 e 1945 devido a Segunda Guerra Mundial.
A pista original tinha nada menos do que 16,54 quilômetros e era chamada de Troféu Turista, nome que permanece até hoje: “Em 1925 foi o primeiro Dutch TT, mas não em Assen“, garante Egbert Braakman, gerente do circuito entre 1970 e 2006. “Foi em uma aldeia chamada Rolde, a sete quilômetros de Assen.”
O circuito permaneceu inalterado até 1955, quando foi reduzido para 7,7 quilômetros pela primeira vez, por questões de segurança. Em 1984 ocorreu a terceira e maior modificação, que encurtou a pista para 6,1 km. O layout atual, de apenas 4,5 km, foi inaugurado em 2006 recebendo pequenas adaptações desde então. Apesar disso, o Grande Prêmio da Holanda continua sendo chamado de Assen TT ou Dutch TT.
Valentino Rossi e Alex Barros na edição 2002.
A natureza fluida do circuito permite corridas divertidas e disputadas até o final. Em 1975, por exemplo, Giacomo Agostini e Barry Sheene protagonizaram uma épica chegada em que, devido ao arcaico sistema de cronometragem da época, ambos foram declarados vencedores! Mais tarde, atribuiu-se a vitória ao britânico.
A pista também pode ser traiçoeira, principalmente sobre piso molhado. Em 1992, Wayne Rainey e Mike Doohan foram parar no hospital com sérias fraturas nos treinos. Durante a corrida, Kevin Schwantz e Eddie Lawson colidiram em alta velocidade, com a vitória caindo no colo de Alex Crivillé, a sua primeira nas 500cc.
A introdução de uma chicane final só aumentou a emoção. Em 1991, Rainey e Schwantz decidiram a vitória ali na última volta, com o piloto da Suzuki à frente. Em 2006, Nicky Hayden e Colin Edwards fizeram o mesmo, com o “Texas Tornado” indo ao chão. E o que dizer da chegada entre Valentino Rossi e Marc Máquez em 2015?
A chegada entre Colin Edwards e Nicky Hayden em 2006…
Coincidência ou não, apenas grandes nomes colocam seus nomes na Catedral. O nosso Alex Barros venceu lá em 2000, ainda nas 500cc. E quase repetiu a dose no primeiro ano da era MotoGP em 2002. Quem não se lembra daquele pega inesquecível com Rossi, o brasileiro de dois tempos e o italiano de 4 tempos?
Rossi, por sinal, é o maior vencedor de Assen, com oito vitórias na MotoGP e mais duas nas 125cc e 250cc. A Yamaha é a fabricante mais bem sucedida com 11 triunfos. A Honda tem sete, a Suzuki três e a Ducati apenas uma, ainda nos tempos de Casey Stoner, em 2008.
O último piloto a vencer a corrida duas vezes consecutivas foi Rossi, em 2004 e 2005. Entretanto, Giacomo Agostini e Mick Doohan ganharam a prova cinco vezes seguidas em suas épocas, com o italiano vencendo 14 no total. Mas o maior vencedor de Assen atende por outro nome: Angel Nieto, com nada menos do que 15 triunfos!
…e a de Valentino Rossi e Marc Márquez em 2015.
E os pilotos holandeses, nunca venceram? Poucas vezes. A primeira em 1968 com Paul Lodewijkx (50cc). Depois o lendário Wil Hartog conseguiu uma histórica vitória nas 500cc em 1977. Jack Middleburg repetiu a dose em 1980 e desde então ninguém mais chegou lá na classe principal, apenas Hans Spaan nas 125cc em 1989.
E por que “Catedral”? As razões, como pode se imaginar, são religiosas. A igreja local está próxima à linha de chegada e o conselho da cidade não queria que as pessoas deixassem de ir à missa no domingo, já que as estradas eram fechadas para a corrida. Desse modo, as provas eram realizadas no sábado, uma exclusividade que durou até 2016.
GP da Holanda – Vencedores (desde 2000)
2023 – Francesco Bagnaia (Ducati)
2022 – Francesco Bagnaia (Ducati)
2021 – Fabio Quartararo (Yamaha)
2019 – Maverick Vinãles (Yamaha)
2018 – Marc Márquez (Honda)
2017 – Valentino Rossi (Yamaha)
2016 – Jack Miller (Honda)
2015 – Valentino Rossi (Yamaha)
2014 – Marc Marquez (Honda)
2013 – Valentino Rossi (Yamaha)
2012 – Casey Stoner (Honda)
2011 – Ben Spies (Yamaha)
2010 – Jorge Lorenzo (Yamaha)
2009 – Valentino Rossi (Yamaha)
2008 – Casey Stoner (Ducati)
2007 – Valentino Rossi (Yamaha)
2006 – Nicky Hayden (Honda)
2005 – Valentino Rossi (Yamaha)
2004 – Valentino Rossi (Yamaha)
2003 – Sete Gibernau (Honda)
2002 – Valentino Rossi (Honda)
2001 – Max Biaggi (Yamaha)
2000 – Alex Barros (Honda)