No ano passado, o Grande Prêmio da França entrou para a história como o de maior audiência da MotoGP. Mas essa marca só durou um ano, pois a edição desse ano acaba de assumir o posto com novos números impressionantes.
De acordo com os organizadores, um total de 297.471 fãs de motociclismo reuniram-se no circuito Bugatti de Le Mans para assistir às categorias MotoGP, Moto2, Moto3, MotoE e Rookies Cup durante os quatro dias de evento.
Indo mais fundo, entre quinta e sexta-feira um total de 86.323 pessoas passaram pelas catracas francesas, o que já é bem significativo. Esse número aumentou nos treinos classificatórios e para a Sprint Race de sábado, com um total de 92.003.
O domingo que sempre será o principal dia, viu 119.145 pessoas reunidas nas arquibancadas e barrancos de Le Mans para ver a batalha titanica entre Jorge Martin, Pecco Bagnaia e Marc Márquez, além de saudar seus próprios patrícios, Fabio Quartararo e Johann Zarco.
No ano passado, 278.805 espectadores apareceram em Le Mans ao longo do fim de semana, o que já era impressionante. Para se ter uma ideia, o sempre popular GP da Espanha recebeu esse ano um total de 181.289 pessoas no circuito de Jerez.
O que explica tamanho sucesso da MotoGP em terras francesas? Além de contar com dois pilotos, os organizadores já iniciam as atividades na quinta feira, onde o público pode se aproximar mais de seus ídolos em um dia menos corrido e mais relaxado.
Além disso, consta-se que os organizadores foram hábeis em bolar pacotes promocionais interessantes, sem abusar muito do preço. Uma demonstração do quanto a MotoGP tornou-se atrativa e lucrativa a ponto de atrair o interesse da Liberty Media, dona da Fórmula 1.