A Federação Internacional de Motociclismo (FIM), a Associação das Equipes de Corrida (IRTA) e Dorna anunciam hoje (14) o cancelamento do Grande Prêmio da Finlândia, que deveria acontecer em 11 de julho. Em seu lugar haverá uma segunda etapa na Áustria.
O motivo, como você deve imaginar é a pandemia de Coronavírus ainda em andamento, bem como complicações de viagem para a Finlândia. O país nórdico é o menos afetado pela Covid-19 e pelo jeito não quer dar chance ao azar.
Já prevendo esse tipo de situação, os organizadores foram rápidos em anunciar a prova substituta. Será uma rodada dupla no Red Bull Ring que, assim como no ano passado, vai sediar o GP da Estíria em 8 de agosto e o GP da Áustria na semana seguinte.
Mas ao contrário do ano passado, as corridas na Áustria devem receber um número limitado de espectadores de volta às arquibancadas, de acordo com as autoridades locais e ao mesmo tempo que cumprem todos os protocolos de saúde exigidos.
Apesar do cancelamento, o GP da Finlândia vai acontecer cedo ou tarde. No mesmo anúncio, a Dorna revelou que o contrato com os finlandeses para receber a MotoGP foi estendido até 2026. O local é o recém construído circuito Kymiring.
Calendário 2021 provisório (etapas restantes)
16 de maio – GP da França
30 de maio – GP da Itália
06 de junho – GP da Catalunha
20 de junho – GP da Alemanha
27 de junho – GP da Holanda
08 de agosto – GP da Estíria
15 de agosto – GP da Áustria
29 de agosto – GP da Inglaterra
12 de setembro – GP de Aragão
19 de setembro – GP de San Marino
03 de outubro – GP do Japão
10 de outubro – GP da Tailândia
24 de outubro – GP da Austrália
31 de outubro – GP da Malásia
14 de novembro – GP de Valência