O circuito de Montmeló, que receberá o Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP no próximo mês terá um layout diferente em 2017, devido ao acidente de Luis Salom, no ano passado. Os pilotos, no entanto ainda não estão satisfeitos com o resultado, que teria diminuído as chances de ultrapassagem.
São duas modificações: uma na frenagem para a curva 10, que será antecipada para a curva 12. Já a famigerada curva 13, onde Salom bateu no ano passado, será ignorada em detrenimento de uma chicane, a mesma que já vem sendo utilizada na Fórmula 1. Mas, os pilotos, que estão realizando testes no traçado, não estão gostando.
“O layout foi testado há dois anos, mas julgado como pouco emocionante e sem muitos locais de ultrapassagem“, disse comissário de segurança Franco Uncini. “Mas depois do que aconteceu, os pilotos decidiram que o layout é mais seguro, e estamos trabalhando para adaptá-lo para torná-lo ainda mais seguro para motos agora“, explicou.
“A entrada [anterior] para a curva 10 é de alta velocidade e não há espaço para estender a área de escape. Uma das alternativas propostas foi usar o layout da F1, que tem uma frenagem mais precoce e um contorno mais fechado“, continuou Uncini. “Então foi sugerido que nós tentamos esse layout para ver se ele funciona com motos“.