Os organizadores da MotoGP anunciaram que o GP da Argentina vai voltar à Buenos Aires em um modernizado circuito Oscar Galvez em 2027. O autródromo já sediou o Mundial entre 1961 e 1999.
A reforma, que começará em outubro de 2025, abrangerá a própria pista, bem como os boxes, o paddock e as instalações de segurança atendendo aos padrões internacionais vigentes. A duração do contrato ainda não foi anunciada. A mudança já era especulada desde o início do ano.
“Esta é uma ótima notícia para a MotoGP e para os fãs na Argentina e em toda a América Latina. É um local fantástico, perto do coração de Buenos Aires – um novo ponto de encontro não apenas em nível continental, mas também global. A paixão dos fãs na Argentina é lendária, e estamos ansiosos para compartilhar com eles quando e onde os veremos novamente”, disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna.
Jorge Macri, Primeiro-Ministro de Buenos Aires, enfatizou a importância do projeto: “Estamos consolidando a liderança esportiva global da nossa cidade. A categoria mais importante do motociclismo está retornando a Gálvez. Já sediamos dez Grandes Prêmios e, quase 30 anos depois, estamos novamente entre os principais autódromos do mundo, como Barcelona e Silverstone.”
Desde que voltou ao calendário da MotoGP em 2014, o GP da Argentina é realizado no circuito de Termas de Rio Hondo, uma pequena cidade de águas termais no noroeste do país. A pista, desenhada pelo alemão Hermann Tilke é apreciada, mas sofre com problemas de infraestrutura há anos.
Além disso, a localização remota de Termas sempre foi criticada. Já o Circuito Oscar Galvez, que sediou corridas entre 1961 e 1999, está em uma área metropolitana, perto dos aeroportos e das redes hoteleiras. Buenos Aires espera receber cerca de 150.000 visitantes no local.
“É um passo importante para Buenos Aires. Um evento desta magnitude impulsiona significativamente o esporte e o turismo locais. Muitas capitais ao redor do mundo se candidatam para sediar tais eventos – então é de grande importância. E terá um enorme impacto tanto na economia quanto no turismo”, disse Orly Terranova, CEO do Grupo OSD.
Se tudo correr como o planejado, a MotoGP terá duas etapas na América do Sul em 2027, contando com a volta do Grande Prêmio do Brasil, no circuito de Goiânia já em 2026. Se contarmos também o GP dos EUA, em Austin. serão três passagens pelas américas.