Chegou ao fim, no último dia 15, a expedição “Globetrotter 90º” da Ducati, em que sete motociclistas deram a volta ao mundo em modelos Multistrada Enduro, em comemoração aos 90 anos da marca. Quase 30 mil quilômetros foram percorridos e até um brasileiro participou.
Anunciada em abril, a expedição se deu por meio de um processo seletivo em que qualquer pessoa podia se inscrever. A partida aconteceu durante o World Ducati Weekend, evento anual da marca, diretamente da sede da empresa em Borgo Panigale, Itália.
Os “eleitos” foram o hindu Vir Nakai, o francês Laurent Cochet, a belga Jessica Leyne, o brasileiro Eduardo Generali, o australiano Steve Fraser, o alemão Timo Schäfer e o britânico Hugo Wilson, que desempenhou um papel de liderança, narrando suas experiências todos os dias em um blog.
Juntos eles percorreram países como Itália (passando pelo circuito de Monza onde conheceram Santo Ciceri, autor de 44 recordes de velocidade em uma Ducati Siluro), Alemanha (onde chegaram à Ingolstadt, sede da Audi, atual proprietária da Ducati), Rússia, Japão e Estados Unidos.
Depois de percorrer o território norte-americano de costa a costa, voltaram à Europa, indo até a Escandinávia e ilha de Man passando, como era de se esperar, por adversidades que todo viajante conhece bem. Após 125 dias, Schäfler entregou a tocha de volta ao CEO da marca, Claudio Domenicali e aos empregados da fábrica. Confira o resumo dessa epopéia abaixo!