A BMW Motorrad realmente tem motivos para comemorar. Além de um excelente desempenho no Brasil em 2019, as vendas da empresa globalmente também apresentaram um sólido crescimento de quase 6% em relação a 2018.
De acordo com o balanço comercial divulgado pela empresa alemã, foram vendidos 175.162 motos e scooters no ano passado, enquanto que em 2018 haviam sido 165.566 unidades, um aumento de exatos 5,8%.
A Alemanha continua sendo o principal mercado, com 26.292 unidades vendidas no ano passado (um aumento de 10,4% em relação a 2018), 15% das vendas totais da empresa. Depois está a França (17.300), Itália (15.580), Espanha (12.607) e Grã-Bretanha/Irlanda (9.611).
Do outro lado do Atlântico, Canadá e os Estados Unidos venderam 15.116 unidades ao longo de 2019, uma melhora de 3%. Na Ásia, a China continua impressionando: 8.818 motocicletas e scooters vendidas, o que representa um crescimento de 16,6% sobre o ano anterior.
Mas nenhum mercado cresceu mais do que o brasileiro: 36,7% em relação 2018, número que diverge dos 41,9%, divulgados anteriormente. Entretanto, a contagem parece certa, com 10.064 motos e scooters vendidas, como havia sido dito. O Brasil agora é a sexta maior praça de negócios da BMW Motorrad no mundo.
“2019 foi outro ano de muito sucesso, apesar de vários desafios“, disse o Dr. Markus Schramm, diretor global da BMW Motorrad. “Alcançamos um recorde de vendas pela nona vez consecutiva. Gostaria de agradecer sinceramente aos nossos clientes em todo o mundo pela grande confiança que eles depositaram novamente em nós“.
Em termos de modelos, a linha R1200GS/R1250GS continua imperando, com 59.000 unidades comercializadas em 2019, ou quase um terço de todo o catálogo. Em outros termos, as motocicletas com motores Boxer somadas venderam quase 90.000, mais de 50% das vendas da marca alemã.
A linha F750GS/F850GS vem na sequência, com 29.000 unidades vendidas em 2019. Enquanto isso, as pequenas G310R e G310GS foram responsáveis por mais de 20.000 modelos comercializados em todo o mundo. Curiosamente não foi feito nenhum comentário sobre as tetracilíndricas S1000RR/R/XR.