Os quase três meses de ausência do World Superbike não foram um problema para Davide Giugliano, que conquistou hoje (9) a pole position para o Grande Prêmio de Imola, quinta etapa do World Superbike. O italiano cravou o tempo de 1min46s382, deixando para trás Tom Sykes e Jonathan Rea.
Foi a primeira vez que Giugliano disputou um treino classificatório em 2015, já que o piloto não participou das etapas anteriores, devido às lesões de um acidente nos últimos dias da pré-temporada, no fim de fevereiro. Apesar da ausência, o italiano mostrou hoje que não perdeu velocidade, sendo competitivo em todas as fases do treino classificatório.
A Superpole 1, no entanto, viu a liderança de Michael Van Der Mark. O jovem piloto da Honda foi o mais rápido, seguido por Leon Camier, que também obteve grande destaque, colocando a MV Agusta F4 RC na segunda colocação. Os dois foram os classificados para disputar a Superpole 2.
Os quinze minutos finais foram frenéticos. Dos doze habilitados a disputar a sessão, apenas Camier não conseguiu, devido à problemas mecânicos na MV Agusta. Giugliano já começou na frente, marcando 1min47s310, seguido de Haslam e Rea, logo atrás.
Minutos depois, Haslam escapa e sai da pista, em um acidente sem maiores consequências ao piloto da Aprilia. Quase ao mesmo tempo, Rea melhora e pula para a segunda posição. Após uma breve parada nos boxes para troca de pneus, Chaz Davies é o primeiro a baixar de 1m47s e o seu tempo de 1min46s672 parecia difícil de ser superado.
Giugliano, no entanto, ainda não havia desistido e, ao voltar à pista cravou a espetacular marca de 1min46s382, melhorando quase 1 segundo inteiro em relação à sua volta anterior.
A alegria de Davies durou pouco, porque logo em seguida, Sykes e Rea também melhoraram bastante, pulando para segundo e terceiro, respectivamente. Sem conseguir baixar seu tempo, Davies largará apenas na quarta posição, abrindo a segunda fila.
Ao lado de Davies, largará Haslam, que apesar do acidente assegurou a quinta posição. Jordi Torres ficou em sexto, com Leandro Mercado em sétimo, Ayrton Badovini em oitavo e Van Der Mark apenas em nono. David Salom completou os dez primeiros classificados. O atual campeão Sylvain Guintoli largará apenas na 15º posição. Confira aqui o grid de largada.