Depois do impressionante desempenho de Dani Pedrosa, que no domingo (7) venceu o GP da Espanha de ponta a ponta, o seu “treinador” Sete Gibernau foi muito procurado para comentários. O ex-piloto revelou que acredita muito no potencial do espanhol da Honda.
Gibernau, que competiu na MotoGP entre 1997 e 2009 voltou ao paddock da categoria esse ano para atuar como uma espécie de “mentor” de Pedrosa. A assessoria é considerada um dos principais baluartes de sua vitória na corrida.
“Não fiquei surpreso com o desempenho de Dani no domingo“, disse Gibernau ao Speedweek. “Nós conversamos muito sobre técnicas de pilotagem, temos procurado entender melhor muitas coisas. Correr em casa oferece muito mais emoção e isso colaborou para o desempenho dele, mas planejamos todo o final de semana. Trata-se de detalhes que guardo para mim mesmo“, explicou.
Gibernau continuou explicando que o sucesso na MotoGP depende de uma série de variáveis: “Nós ainda não vimos o melhor de Dani”, acredita um confiante Gibernau. “Mas cabe a ele. Há outras pistas em que poderá andar na frente dependendo do equilíbrio“, apontou.
Embora não se considere um “treinador”, Gibernau acompanhou Pedrosa nas quatro primeiras etapas do ano e até experimentou a Honda RC213V em um teste secreto: “Foi um gesto simpático e bem-vindo da Honda“, agradeceu o espanhol. “Foi divertido, me ajudou a entender melhor algumas coisas e Dani se perguntou qual a impressão que eu tive“.
Apesar da ajuda, Gibernau não deve estar presente na próxima etapa em Le Mans e em outras corridas: “Eu tenho muito o que fazer em casa. Dani teve muita persuasão para me atrair às as pistas, Na verdade, eu tinha prometido apenas para o teste de Sepang” revelou. “Gostaria de ir à França, mas ele sabe que não tenho tempo”.