A equipe oficial Yamaha na MotoGP anunciou hoje (16) a contratação de Franco Morbidelli até o fim da temporada 2023. O italiano, que volta às pistas após uma cirurgia no joelho, correrá pelo time imediatamente.
Morbidelli precisou se ausentar para realizar uma cirurgia no ligamento cruzado do joelho esquerdo logo após o GP da Alemanha em junho. De lá para cá, muita coisa aconteceu: Maverick Viñales saiu e a Petronas anunciou sua retirada como patrocinadora da SRT ao final do ano. Isso possibilitou ao italiano retornar no time oficial no GP de San Marino.
“Estou muito satisfeito e feliz por enfrentar este fim de semana e este novo capítulo muito aguardado com a equipe Factory Yamaha. Tenho tentado me recuperar o máximo possível para a fase final deste campeonato. Queria regressar em uma pista que conheço bem e da qual tenho boas memórias, como Misano“, disse Morbidelli, que venceu a etapa no ano passado. “Estou ansioso para subir na moto e começar a minha jornada. Claro, eu preciso e quero agradecer a todas as pessoas que fizeram isso acontecer, começando com Ito-san, Lin Jarvis, Massimo Meregali, Sumi-san, a VR46 Riders Academy e todas as outras pessoas que tornaram essa colaboração possível.”
Com a saída prematura de Viñales (que deveria ficar até o fim de 2022), Morbidelli refaz, na equipe oficial, a dupla que tinha com Fabio Quartararo na Petronas SRT entre 2019 e 2020 e que foi responsável pelos principais resultados da Yamaha no período. A expectativa é de que o italiano possa acompanhar o ritmo do francês na frente do pelotão.
“Em primeiro lugar, queremos agradecer à Petronas Yamaha SRT por permitir que Franky realizasse seu sonho e o permitisse chegar à equipe de fábrica antes do previsto“, disse o diretor da Yamaha, Lin Jarvis. “Originalmente, tínhamos planejado que Franky subisse de 2022 em diante, mas após uma mudança repentina na formação no meio da temporada, tivemos a chance de trazê-lo mais cedo“, explicou.
“Em segundo lugar, quero dar as boas-vindas a Franky. Ele é um talento excepcional. Isso foi ainda mais destacado no ano passado, quando ele garantiu o segundo lugar no campeonato e alcançou cinco pódios e três vitórias na Yamaha satélite“, lembrou Jarvis. “Isso mostra o tipo de piloto que ele é: empenhado em extrair o melhor da YZR-M1 em todas as circunstâncias. Temos certeza de que um piloto habilidoso, calmo e experiente como ele fortalecerá a Yamaha e terá grande sucesso no futuro“, encerrou o dirigente.
Filho de piloto italiano com mãe pernambucana, Morbidelli tem ligações com o Brasil, embora não fale totalmente o português. O auge de sua carreira até o momento foi o título da Moto2 conquistado em 2017, com a equipe Marc VDS, a mesma que ingressou na MotoGP no ano seguinte. Em 2020 assegurou o vice-campeonato, à frente do companheiro de equipe, Fabio Quartararo.