Ninguém ficou muito surpreso com a confirmação, essa semana, de que Franco Morbidelli está fora da Yamaha para 2024, substituído por Alex Rins. Mas quais são suas opções a partir de agora?
Depois de ter sido, talvez, o melhor piloto na temporada 2020, quando conquistou o vice-campeonato, com três vitórias para a equipe Petronas SRT (o campeão Joan Mir venceu apenas uma), Franco Morbidelli simplesmente sumiu nos anos que se seguiram.
Escolhido com naturalidade para substituir Maverick Viñales na equipe oficial Yamaha o italiano, filho de mãe brasileira, não somou nenhum pódio e poucas vezes conseguiu superar seu companheiro de equipe, Fabio Quartataro, o que acontecia com regularidade na Petronas SRT.
O que aconteceu? Ninguém sabe ao certo. O fato é que seu prestígio como piloto decaiu um pouco e uma mudança de ares é até bem vinda. Mas quais são as opções de Franco Morbidelli para 2024? A verdade é que não são muitas.
A mais óbvia é uma troca direta com Alex Rins, na equipe LCR. Mas Morbidelli já foi um piloto Honda em 2018, quando subiu para a MotoGP ao lado de Thomas Luthi na Marc VDS. Já na época o italiano não se dava bem com a RC213V. Uma volta parece improvável, portanto.
A vaga mais almejada, sem dúvida, é a de Fabio Di Giannantonio, que não deve ter o seu contrato renovado com a equipe Gresini. O problema é que muitos pilotos também estão atrás desse assento, o que torna a disputa bem difícil. Ser italiano e membro da VR46 Academy pode ajudar.
Outra possibilidade seria ingressar na própria equipe Mooney VR46. Primeiro campeão da academia de Valentino Rossi na Moto2 em 2017, Morbidelli ainda é bem acolhido no quartel-general de Tavullia, mas a mudança só aconteceria se Marco Bezzecchi saísse para a Pramac, o que não deve acontecer.
Morbidelli também poderia deixar a MotoGP e ingressar no WorldSBK, mesmo caminho que tomaram Alvaro Bautista, Danilo Petrucci, Iker Lecuona e Remy Gardner. Lembremos que Toprak Razgatlioglu vai deixar a marca ao final do ano. O que você acha?