Você é daqueles que acha as leis brasileiras muito severas? Veja essa então: uma cidade francesa está testando radares fixos especiais, capazes de detectar o nível de ruído dos veículos. Se ultrapassarem o limite máximo, uma multa é gerada e enviada ao infrator automaticamente.
A novidade foi implementada em Villeneuve-le-Roi, comuna com pouco mais de 2 mil habitantes localizada nos arredores do aeroporto de Orly, a cerca de 14 quilômetros de Paris. O sistema deve entrar em operação assim que a lei permitir a aprovação da nova tecnologia.
Criado pela empresa sem fins lucrativos Bruitparif, o dispositivo utiliza quatro microfones para medir os níveis de decibéis a cada décimo de segundo. Isso é utilizado para rastrear a fonte original do ruído, ilustrada como uma série de pontos coloridos atrás da máquina, conhecida como “ativação acústica”.
Vinculado às câmeras de vigilância da polícia, os novos radares de ruído como vem sendo chamados permitirão muito mais comodidade aos agentes rodoviários, já que serão capazes de emitir multas automaticamente. O equipamento também está sendo testado em Saint-Forget, uma popular rota de motociclistas na França e deve chegar a Paris ainda nesse mês.
Além do limite de emissões de poluentes cada vez mais rígidos (o Euro5 entra em vigor em 2020), a Europa está também preocupada com o nível de ruído que os veículos (especialmente motos de alta cilindrada) emitem, mas depende da capacidade da polícia de capturá-los em flagrante.
A França não é o primeiro País a anunciar esses radares. Em junho, o Departamento de Transportes da Grã-Bretanha anunciou que também pretende testar esses equipamentos a fim de reduzir a poluição sonora e tornar as cidades mais tranquilas. Os escapamentos esportivos estão com os dias contados?